Inaguração da Primeira Sementeca

A chegada da Primavera trouxe uma nova sementeca à loja da cooperativa Minga, em Montemor-o-Novo.

É uma colaboração entre as Sementecas e a rede de sementes livres Plantei.eu, uma plataforma online, que estará brevemente disponível e em que será possível,

  • – criar colecções de sementes
  • – trocar sementes com outras pessoas registadas
  • – consultar e inscrever eventos na agenda de trocas de sementes
  • – localizar sementecas mais próximas
  • – saber mais sobre plantas, variedades tradicionais e técnicas de conservação das sementes ou participar na enciclopédia colaborativa do Plantei.eu.

Mais info aqui: https://sementeca.wordpress.com

 

 

O que é?

As sementes são um bem comum, que necessitam do cuidado de todos.

Para relembrar esta ideia nasceram as sementecas, que são bibliotecas de sementes onde todos participam, inspiradas pelas grainothèques e as seed libraries.

Basta apenas uma caixa! Uma vez instalada num lugar de acesso público, todos poderão deixar e levar sementes. A participação é livre e gratuita.

Há duas maneiras principais de participar:
1. Troca – Levamos sementes e deixamos outras.
2. Empréstimo – Levamos sementes que cultivamos. No final do ciclo de plantação e reprodução devolvemos sementes dessa variedade à colecção.

O objectivo primordial é recriar este ciclo de cultivar-trocar-cultivar e o uso das sementes livres, transmissíveis, reprodutíveis. Ao retomarmos esta prática peer to peer estamos a investir no futuro das sementes locais, das variedades tradicionais, das plantas autóctones e da nossa alimentação saudável, segura e soberana.

Ser guardião de sementes, participar em redes de troca e salvaguarda de variedades, recolher e transmitir conhecimento.  Criar, participar e animar uma sementeca pode ser mais um pequeno passo para garantir que o futuro das sementes fique nas mãos de todos.