Mundo Minga

Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo

Encontro de Yoga e Filosofia

Dez 4, 2018 | Eventos, Serviços

Com Inês Rosa e Raquel Shakti
19 de Janeiro, 14h30-18h, Espaço Integral

Este encontro propõe uma prática de asanas (posturas de yoga) com a Inês. Posteriormente iremos abordar o seu significado com a Raquel, que também fará uma ao pranayama.

Vem passar connosco uma tarde de partilha, com asana, pranayama, filosofia, chá, bolinhos e boa disposição!

VALOR:
20€ alunos regulares
25€ alunos externos

Inscrições até ao dia 15 de Janeiro. Vagas limitadas.

Mais informações e inscrições: 915 257 777 | raquelshaktiyoga@gmail.com

 


Quando iniciamos a prática do asana é normal termos a tendência para alongar a partir de partes mais flexíveis, fáceis ou confortáveis. Reforçamos assim um mau hábito postural. Neste encontro vamos trabalhar em conjunto para observar e sentir a postura de forma consciente, assim como reforçar a memória corporal e o espaço que vamos criando no corpo e a nível interno para criar uma conexão entre as diferentes partes do nosso corpo.

A prática de asana terá foco principal na coluna lombar e aberturas de peito, trabalhando de forma a retirar e desbloquear energia estagnada, o que permite uma diminuição na dor e desconforto diário. Criando espaço nestas zonas, a energia flui de forma mais livre, permitindo esse mesmo desbloqueio. Faremos uma prática individual, a pares e também em grupo.

Com a Raquel iremos abordar o significado e o caminho do asana como um meio de auto-conhecimento e integração do nosso Eu mais profundo no nosso corpo mais grosseiro. Quando somos praticantes principiantes ficamos muitas vezes apegados à técnica e à postura ideal final, trabalhando o instrumento corpo-mente de fora para dentro. Porém, quando amadurecemos, percebemos que a técnica é uma ferramenta importante não para estarmos completamente simétricos, mas para melhor conseguirmos identificar os nossos padrões de pensamento e emoções mais comuns. A partir dessa identificação, e adoptando uma atitude de humildade e respeito pela condição física e mental, começamos a querer encaixar todas as peças do nosso corpo a partir de um espaço mais interno, de dentro para fora. Neste estágio já não estamos a pensar na postura ideal ou se estamos a executá-la de forma correcta ou incorrecta. Estamos antes a retirar toda a energia dos pensamentos sobre o asana e focar finalmente toda a atenção na própria postura em si. Quando conseguimos finalmente estar estáveis e confortáveis estamos então a realizar o asana.

Iremos igualmente falar sobre o acto de respirar a partir do seu aspecto mais subtil (prana) e entender as forças que governam a nossa vida e a forma como podemos identificá-las e equilibrá-las. Cada um de nós nasce com uma certa quantidade de prana. Esta aumenta, mantém e diminui consoante o ar que respiramos, a comida que ingerimos, os pensamentos, as emoções e acções que tomamos. É justamente o estilo de vida que determina a nossa quantidade de prana. Sem o conhecimento de prana a correcta concentração e a prática de asanas e meditação são completamente inatingíveis. O conhecimento, o controlo e um perfeito aumento da dimensão da energia vital são essenciais para se alcançar um corpo purificado, uma mente limpa e uma vida mais equilibrada.


Tem alguma notícia que pode interessar à Minga? Contacta o Grupo de Comunicação!