Mundo Minga

Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo

Comunidades de energias renováveis

Mar 7, 2019 | Energias renováveis, Publicações

A Minga participou, na pessoa de André Pereira, responsável pelas energias renováveis, num encontro dedicado às comunidade de energias renováveis, que teve lugar no dia 23 de fevereiro em São Luís, Odemira. Neste sessão procurou-se desenhar as bases para o modelo de uma nova comunidade de produção e autoconsumo de energia a partir de fontes renováveis.

A figura das “comunidades de energias renováveis” não existe ainda em Portugal, faltando enquadramento legal, mas estas comunidades estão a tornar-se uma realidade um pouco por toda a Europa. Nestas comunidades, grupos de pessoas produzem e consomem energia de fontes locais e renováveis (tais como a energia solar fotovoltaica ou térmica, a energia eólica e a biomassa), podendo ou não vender o excesso de energia consumida à rede e a outros consumidores. Elas são consideradas fundamentais para o processo de transição para um sistema energético mais democrático e de baixo carbono, e alterações legislativas que se adivinham, devido a directivas europeias, prometem tornar possível que também em Portugal se venham a criar estas comunidades energéticas.

A sessão foi organizado pelo projecto PROSEU, coordenado pelo Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Universidade de Lisboa.

Mais informação aqui.


Tem alguma notícia que pode interessar à Minga? Contacta o Grupo de Comunicação!