Mundo Minga

Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo

Conversa sobre Comércio Justo e Tratados Internacionais

Mar 7, 2019 | Conversas passadas

No dia 18 de Março, às 18h30, conversamos com a Plataforma Troca no Espaço Integral sobre os acordos internacionais de Comércio e Investimento, alicerces do actual modelo de globalização, profundamente insustentável, nomeadamente do ponto de vista ambiental. Estes acordos asseguram às multinacionais privilégios que obrigam os Estados a pagar pesadas indemnizações quando aprovam legislação (nomeadamente ambiental) que ameace os seus lucros.

A Plataforma Troca faz parte de um movimento cidadão internacional cada vez mais alargado que quer inverter esta situação. No passado 22 de Janeiro deu, em Portugal, início a uma campanha europeia e mundial com este objectivo. Nesta conversa, o Luís Camacho, activista da Plataforma Troca, virá falar-nos sobre os perigos dos acordos de comércio livre e de sistemas de arbitragem, sobre a campanha actualmente a decorrer, e sobre o que cada um de nós pode fazer.


A Plataforma Troca nasceu da plataforma Não ao Tratado Transatlântico (2014), promovendo desde então campanhas contra os acordos de comércio livre e sistemas de arbitragem internacional que ameaçam a democracia, o Estado de Direito, o ambiente, a saúde, os serviços públicos e os direitos dos consumidores e trabalhadores.


Tem alguma notícia que pode interessar à Minga? Contacta o Grupo de Comunicação!