Mundo Minga

Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo

Conversa KM0

Abr 10, 2019 | Agricultura & Horta, Conversas passadas, Vida local

Espaço Integral Minga, 15 de Abril, 18h30

A iniciativa Km0 Alentejo tem como principal objectivo potenciar o consumo de produtos agro-alimentares de origem local e sazonal, e também a produção e transformação dos mesmos, contribuindo para a diversidade e resiliência dos sistemas alimentares e para a valorização dos produtos locais. O  conceito de KM0 permite ainda alertar para a pegada ecológica resultante do consumo energético associado aos processos de produção em regime intensivo, embalagem, transporte e armazenagem dos géneros alimentares produzidos a grande distância do local de consumo.

Sendo o Alentejo uma região de eleição a nível turístico e, uma vez que a nível internacional o conceito Km0 é reconhecido, após a experiência que tem vindo a decorrer no concelho de Montemor-o-Novo, de forma informal, o Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas da Universidade de Évora, avançou para a iniciativa de implementação do Km0 de forma certificada na região de Évora que foi oficialmente apresentada no dia 8 de Março de 2019.

Nesta conversa a Teresa Pinto Correia e a Ana Rita Sanches falar do conceito Km0, do seu desenvolvimento nas cidades de Montemor-o-Novo e Évora e do que cada um de nós pode fazer para potenciar o sucesso desta iniciativa.


Teresa Pinto Correia é directora do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, da Universidade de Évora, e coordenadora do grupo de investigação LandscapeLAB desse mesmo instituto; tem vindo a desenvolver trabalho na área da pequena agricultura, sendo actualmente coordenadora do projecto Europeu SALSA, cujo principal objectivo é avaliar o contributo da pequena agricultura na segurança alimentar, e de onde surgiu a ideia de implementação da iniciativa Km0 na cidade de Évora.

Ana Rita Sanches é investigadora do LandscapeLAB/ICAAM; a realizar trabalho no projecto europeu NEWBIE, cujo objectivo é apoiar os novos empresários agrícolas para que se consigam estabelecer com sucesso na agricultura e, desta forma, ajudar no rejuvenescimento do setor. Encontra-se a fazer a ponte entre este projecto e a iniciativa Km0, dando apoio aos pequenos agricultores já estabelecidos na região de Évora pela possibilidade de escoamento dos seus produtos através da iniciativa Km0.


Tem alguma notícia que pode interessar à Minga? Contacta o Grupo de Comunicação!