Mundo Minga

Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo

Conversa sobre a luta pela justiça climática

Abr 18, 2019 | Conversas passadas, Vida local

É já na próxima segunda-feira 22 de abril que vamos conversar com Danilo Moreira e Tiago Rorke do colectivo Climáximo sobre a luta pela justiça climática. Como de costume a conversa terá lugar no Espaço Integral da Minga, às 18h30. Contamos com a vossa presença para reflectir sobre este tema importantíssimo.


O planeta está numa crise ecológica: estamos no meio da sexta extinção em massa. Cientistas alertam que podemos ter entrado num período de caos climático. Isto é uma emergência global sem precedentes. O país e as populações estão sob um risco grave.

Climáximo é um grupo de activistas movidos pela urgência do combate às alterações climáticas e os seus graves efeitos. Sabemos que elas estão ligadas aos direitos humanos e à distribuição de riqueza e poder no mundo. Por isso lutamos por ideias novas e sustentáveis de bem-estar, por justiça social e climática, e resistimos a falsas soluções de “capitalismo verde”: acreditamos que a mercantilização da natureza e dos recursos do planeta causará sempre ciclos crescentes de exploração e destruição. Aceitamos o consenso científico: a sociedade tem de substituir urgentemente os combustíveis fósseis por fontes de energia sustentáveis, e todos os novos projectos de exploração e extracção têm de ser parados.

Nesta conversa vão ser abordadas algumas actividades do colectivo Climáximo, capacitação para acções directas, temáticas de sensibilização e coordenação para a mobilização. Também vai ser apresentada a campanha Empregos Para o Clima (capítulo Português) de um movimento global para combater a precariedade laboral e climática através da criação de emprego público digno e estável em sectores estratégicos, para reduzir as emissões de gases de efeito de estufa.

 


Tem alguma notícia que pode interessar à Minga? Contacta o Grupo de Comunicação!