Arquivo de recortes

Minga e âmbar na RTP

Minga e âmbar na RTP

A Minga apareceu na Rota N2, um programa da RTP1. O Miguel Almeida apresenta a cooperativa e explica as suas secções e formas de colaborar, a partir do minuto 24 da Parte 1. A âmbar também esteve presente, divulgando o seu trabalho e dando um tratamento à pele da apresentadora Isabel Angelino, no minuto 43 da Parte 5.

Decrescer para crescer

Decrescer para crescer

A Minga surge em destaque no Waking up on earth, um projecto que quer trazer consciência para a importância e urgência de cuidar do Planeta Terra e da importância de cada um nesse processo. O Jorge Gonçalves conversa com a Filomena Morais sobre a história da Minga, as suas secções, objectivos e relação com a região. Vejam aqui.

Âmbar na Folha de Montemor

Âmbar na Folha de Montemor

Na Folha de Montemor de Julho 2020 saiu uma entrevista com a Telma e a Vanessa sobre o seu projecto de bio-cosméticos, Âmbar, marca associada da Minga. A entrevista foi feita pela Constança Vaz Pinto.

Animar promove conversa entre cooperativas

Animar promove conversa entre cooperativas

As cooperativas associadas à rede Animar fizeram uma pequena apresentação da sua actividade num encontro/videoconferência realizado no dia 4 de Junho de 2020. Estiveram presentes a ACIP, Atlas, Coolabora, CRESAÇOR, ECOS, Grow in Peace, Produtos da nossa Aldeia, Rurambiente, SEIES, Taipa, e UNINORTE. E ainda, como convidada, a cooperativa Minga, com o Jorge Gonçalves.

Alimentar boas práticas

Alimentar boas práticas

Saiu, em formato digital e livre, o livro Alimentar Boas Práticas: da Produção ao Consumo Sustentável, uma publicação do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. Este livro, coordenado pela Cecília Delgada, surge para responder a muitas ânsias actuais. Documenta 46 iniciativas que oferecem uma visão (não exaustiva e numa exposição leve) das acções, projectos e programas em curso em Portugal. Aqui podem conhecer projectos como o PROVE, a Fruta Feia, Kitchen Dates, a Wakeseed, a HortaFCUL, o Bons Sons, o Terra Jovem e também a Cooperativa Integral Minga. A ler aqui.

Cooperativas integrais e o modelo Minga

Cooperativas integrais e o modelo Minga

No dia 18 de Abril, às 11h, o Jorge Gonçalves apresentou o modelo das cooperativas integrais num live stream.
Partilhou conhecimento e questões teóricas e práticas sobre a criação de cooperativas integrais, enquanto alternativas concretas ao sistema organizativo predominante. Temas abordados foram a economia solidária, decrescimento, como observar um território e sonhar a sua sustentabilidade económica, social e formas de comunicação e envolvimento da comunidade.

A Minga na revista “Transrural Initiatives”

A Minga na revista “Transrural Initiatives”

A Minga apareceu na revista francesa Transrural Initiatives, na edição de Dezembro de 2019 (n. 477, p. 16-17). O artigo, da autoria de Jade Lemaire, relata a visita de uma delegação francesa a projectos agrícolas no Alentejo, no âmbito do projecto internacional Newbie, coordenado pelo ICAAM (Universidade de Évora).

Minga apoia projecto de energias renováveis

Minga apoia projecto de energias renováveis

“Em São Luís, uma aldeia de Odemira, os vizinhos estão a juntar-se para produzir e partilhar energia com o objectivo de serem auto-suficientes. A nova legislação vem facilitar as comunidades de energia renovável e as produções colectivas.”

Entrevista com a direcção dos Caminhos do Futuro

Entrevista com a direcção dos Caminhos do Futuro

Da Folha de Montemor de Abril de 2019 reproduzimos, com um agradecimento a António Nabo, a seguinte entrevista com os directores da cooperativa Caminhos do Futuro, que nos parece de grande interesse para a reflexão sobre o modelo da cooperativa.

Lei de Bases da Habitação

Em Agosto passado foi aprovada a Lei de Bases da Habitação, que estabelece as bases do direito à habitação e define as obrigações e tarefas do Estado na realização efectiva deste direito a todos os cidadãos. A lei pode ser consultada aqui. Para quem tenha mais interesse no tema recomendamos a consulta do blog da deputada Helena Roseta, onde está arquivado todo o processo legislativo.

Dia do Decrescimento em Portugal

Dia do Decrescimento em Portugal

O Álvaro Fonseca da Rede para o Decrescimento publicou um texto sobre as actividades e a razão de ser do Dia do Decrescimento, que teve lugar no passado dia 1 de Junho e em que a Minga participou com um piquenique do decrescimento.

A Minga ganha prémio Cadeias Curtas de Comercialização da Universidade de Évora

A Minga ganha prémio Cadeias Curtas de Comercialização da Universidade de Évora

A Minga ganhou o premio Cadeias Curtas de Comercialização, lançada pela Universidade de Évora no quadro do projecto internacional NEWBIE. O prémio tem como objectivo promover novos projectos agrícolas e contribuir para a rejuvenescimento do sector, e contempla a oferta de uma formação e a realização de um documentário. Foi entregue no dia 10 de Maio.

Comunidades de energias renováveis

Comunidades de energias renováveis

A Minga participou, na pessoa de André Pereira, responsável pelas energias renováveis, num encontro dedicado às comunidade de energias renováveis, que teve lugar no dia 23 de fevereiro em São Luís, Odemira. Neste sessão procurou-se desenhar as bases para o modelo de uma nova comunidade de produção e autoconsumo de energia a partir de fontes renováveis.

A Minga na Rádio Nova Antena

A Minga na Rádio Nova Antena

A Telma Barrelas falou para a Rádio Nova Antena sobre a Secção de Comercialização da Minga, que junta produtores desde artesãos, ilustradores, editores de livros, produtores de cosméticos, detergentes e outros. A entrevista está disponível aqui.

A Minga na Folha de Montemor

A Minga na Folha de Montemor

Na edição de Janeiro da Folha de Montemor foi publicada uma larga entrevista com o Jorge Gonçalves, actualmente presidente da direcção da Minga. Arquivamo-la aqui na íntegra, com um agradecimento à Folha e à autora, Constança Vaz Pinto.

Minga na Rádio Nova Antena

Minga na Rádio Nova Antena

Jorge Gonçalves falou na Rádio Nova Antena sobre os princípios e propostas da Cooperativa Integral Minga, e sobre as práticas de sustentabilidade económica, ambiental, cultural e social que busca promover através de lógicas de proximidade.

Entrevista sobre Habitação com Tânia Teixeira

Entrevista sobre Habitação com Tânia Teixeira

A arquitecta Tânia Teixeira, membro da Secção da Habitação da Minga, falou na Rádio Nova Antena sobre os problemas de habitação em Montemor-o-Novo e sobre a proposta para uma Cooperativa de Habitação Económica e Ecológica.

O eco-sistema cultural de Montemor-o-Novo

O eco-sistema cultural de Montemor-o-Novo

Entre Outubro de 2017 e Abril de 2018 a Vanesa Castro realizou uma investigação sobre o eco-sistema cultural de Montemor-o-Novo, em que aborda, entre outras, a Cooperativa Integral Minga.

O Mercado Imobiliário em Montemor-o-Novo

O Mercado Imobiliário em Montemor-o-Novo

Para fins de arquivo reproduzimos aqui um artigo da jornalista Constança Vaz Pinto para a Folha de Montemor sobre as alterações que está a sofrer o mercado imobiliário montemorense, que confirma a preocupação na Cooperativa sobre a falta de habitação de arrendamento de qualidade e a preços acessíveis.

A Minga na Bioesfera

A Minga na Bioesfera

A Minga apareceu no programa Bioesfera (RTP2), num episódio dedicado à Terra, a nossa Casa Comum.

New production practices of solidarity

New production practices of solidarity

Está disponível em acesso livre o artigo “New production practices of solidarity,” escrito por Jorge Gonçalves e publicado na revista científica Ökologisches Wirtschaften. Neste artigo Jorge Gonçalves aborda o primeiro ano de existência da Minga.

Entrevista com Jorge Gonçalves na QI News

Entrevista com Jorge Gonçalves na QI News

Na QI News – uma iniciativa que busca produzir, numa era de desinformação, conteúdos fiáveis e de qualidade sobre os problemas reais que nos afectam – uma entrevista com Jorge Gonçalves, presidente da Minga, sobre os princípios e soluções da cooperativa.

A Minga na TSF

A Minga na TSF

Jorge Gonçalves, presidente da Minga, foi entrevistado pelo jornalista Roberto Dores para o programa “Portugal Sustentável”, da rádio TSF. Esta entrevista foi realizada no quadro da divulgação do Prémio Manuel António da Mota.

Minga no Mapa

Minga no Mapa

Na vigésima edição do Mapa, jornal de informação crítica, uma entrevista com o Jorge Gonçalves sobre a Minga. Entre outros temas pertinentes, dos incêndios e o interior do país à Grécia e Maio de 68.