
Ciclo de Conversas
Desde o início de 2018 que a Minga organiza regularmente conversas sobre temas relacionados com a cooperativa e os seus ideais ou com a actividade dos seus sócios. Se quiseres ficar a par das conversas, ou tens uma sugestão para um tema, contacta-nos para comunicacao@mingamontemor.pt!
Conversas passadas
Cooperativas integrais e o modelo Minga
No dia 18 de Abril, às 11h, o Jorge Gonçalves apresentou o modelo das cooperativas integrais num live stream.
Partilhou conhecimento e questões teóricas e práticas sobre a criação de cooperativas integrais, enquanto alternativas concretas ao sistema organizativo predominante. Temas abordados foram a economia solidária, decrescimento, como observar um território e sonhar a sua sustentabilidade económica, social e formas de comunicação e envolvimento da comunidade.
Conversa sobre compras com embalagens reutilizadas
Na Minga estamos a experimentar uma forma de fazer compras que resulte em menos lixo lá em casa. Estamos também a experimentar uma forma de reduzir os custos de compra das embalagens para os cooperantes que fazem transformados. No dia 9 de Março a nossa cooperadora Ana Mendes vem partilhar o que aprendeu com as experiências feitas e conversar sobre o que podemos fazer mais.
Os Microrganismos e os seus benefícios para a saúde e ambiente
Conversa sobre o Envelhecimento com Qualidade
No dia 4 de Novembro a Cooperativa Integral Minga organizou, em parceria com a Fundação Pulido Valente e o projecto Mais Participação, Melhor Saúde, uma conversa sobre a saúde, focada sobretudo no tema do envelhecimento. Gerir o nosso envelhecimento significa adaptarmo-nos, em todos os aspetos da nossa vida, à idade que temos. O envelhecimento é um processo natural inerente à vida, em que há redução de reservas funcionais de órgão. Quando ocorre desequilíbrio surge a doença, mas o envelhecimento por si só não é uma doença. É antes um orgulho e um prazer de quem tem a honra de o poder atingir.
Conversa sobre Economia, Cidadania e Sustentabilidade
No dia 7 de Outubro abrimos um novo ciclo de conversas na Minga com economista Ivo Francisco. Ivo Fransico vem falar do seu livro Repensar a Economia: Rumo a um estilo de vida com futuro. Neste livro o autor questiona uma série de ideias feitas sobre a economia, desafiando-nos a imaginar uma outra economia ao serviço de um mundo mais justo e sustentável. Como de costume, a conversa tem lugar no Espaço Integral, às 18h30.
Conversas à Volta da Sustentabilidade Rural
A convite da Associação Oficinas Do Convento, a Minga vai à Pre0cupada 2019 conversar sobre sustentabilidade rural. Convidámos estruturas cujo trabalho incide e reflecte sobre a sustentabilidade e dinamização rural. São projectos que têm implementado soluções práticas e criativas para viver o meio rural de uma forma sustentável em termos sociais, económicos e ambientais.
Conversa sobre os pequenos agricultores
No dia 20 de Maio conversamos com a Ana Fonseca, Paola Hernandez e a María Rivera, todas investigadoras do projecto SALSA sobre os pequenos agricultores no Alentejo. O projecto SALSA, coordenado pela Universidade de Évora, tem investigado o contributo actual e potencial dos pequenos agricultores na segurança alimentar sustentável.
Conversa sobre a luta pela justiça climática
É já na próxima segunda-feira 22 de abril que vamos conversar com Danilo Moreira e Tiago Rorke do colectivo Climáximo sobre a luta pela justiça climática. Como de costume a conversa terá lugar no Espaço Integral da Minga, às 18h30. Contamos com a vossa presença para reflectir sobre este tema importantíssimo.
Conversa KM0
No dia 15 de Abril, às 18h30, conversamos com a Teresa Pinto Correia e a Ana Rita Sanches sobre o conceito Km0 e o seu desenvolvimento nas cidades de Montemor-o-Novo e, mais recentemente, em Évora, do impacto ambiental da alimentação e da agricultura local, e do que cada um de nós pode fazer para potenciar o sucesso desta iniciativa.
Conversa sobre Comércio Justo e Tratados Internacionais
No dia 18 de Março, às 18h30, conversamos no Espaço Integral com a Plataforma Troca sobre os acordos internacionais de Comércio e Investimento, alicerces do actual modelo de globalização, profundamente insustentável. Nesta conversa, o Luís Camacho, activista da Plataforma Troca, virá falar-nos sobre os perigos destes acordos e sobre a campanha da Plataforma Troca actualmente a decorrer.