Mundo Minga

Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo

Últimas notícias
Novo horário da loja

Novo horário da loja

O horário da loja da Minga passa a ser das 9h às 13h e das 16h às 20h a partir do dia 6 de maio.

Conversa KM0

Conversa KM0

No dia 15 de Abril, às 18h30, conversamos com a Teresa Pinto Correia e a Ana Rita Sanches sobre o conceito Km0 e o seu desenvolvimento nas cidades de Montemor-o-Novo e, mais recentemente, em Évora, do impacto ambiental da alimentação e da agricultura local, e do que cada um de nós pode fazer para potenciar o sucesso desta iniciativa.

Comunidades de energias renováveis

Comunidades de energias renováveis

A Minga participou, na pessoa de André Pereira, responsável pelas energias renováveis, num encontro dedicado às comunidade de energias renováveis, que teve lugar no dia 23 de fevereiro em São Luís, Odemira. Neste sessão procurou-se desenhar as bases para o modelo de uma nova comunidade de produção e autoconsumo de energia a partir de fontes renováveis.

Formação: Como criar uma Cooperativa Integral

Formação: Como criar uma Cooperativa Integral

De 10 a 12 de Maio a Minga organiza a formação Como criar uma Cooperativa Integral, coordenado por Jorge Gonçalves. Nesta formação vamos partilhar conhecimentos e questões teóricas e práticas relacionadas com a criação de cooperativas integrais, partindo de noções teóricas, legais e estratégicas para depois abordar diferentes temas como a criação e gestão de sistemas de distribuição e formas colaborativas de organização, dedicando também um dia ao desenho de projectos para os territórios dos participantes.

Conversa sobre Comércio Justo e Tratados Internacionais

Conversa sobre Comércio Justo e Tratados Internacionais

No dia 18 de Março, às 18h30, conversamos no Espaço Integral com a Plataforma Troca sobre os acordos internacionais de Comércio e Investimento, alicerces do actual modelo de globalização, profundamente insustentável. Nesta conversa, o Luís Camacho, activista da Plataforma Troca, virá falar-nos sobre os perigos destes acordos e sobre a campanha da Plataforma Troca actualmente a decorrer.

Ajudada: Viveiros para hortícolas

Ajudada: Viveiros para hortícolas

Na próxima sexta-feira dia 1 de Março vamos fazer viveiros para hortícolas com a Lídia Freixo. Com esta ajudada damos início a um projecto de viveiro colectivo, que nos vai permitir ter plantinhas biológicas a preços acessíveis.

Conversa sobre Viver Off-Grid

Conversa sobre Viver Off-Grid

Na Segunda-feira 18 de Fevereiro, às 18h30, vai ter lugar no Espaço Integral uma Conversa sobre Viver Off-Grid. O nosso cooperante André Pereira falará das possibilidades que existem para viver parcial ou totalmente desligado da rede eléctrica, e de soluções mais ecológicas para as nossas necessidades de energia, aquecimento e água quente.

Ficar a par

Receber notícias da Minga?


Tem alguma notícia que pode interessar à Minga? Contacta o Grupo de Comunicação!