Mundo Minga

Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo

Últimas notícias

Moeda Mor

Moeda Mor

A MOR é uma moeda local válida apenas no Concelho de Montemor-o-Novo, que está a ser implementada pela associação A.Mor (facebook). O projecto piloto será lançado ainda este ano. A Minga será um dos locais de implementação do sistema da moeda local. Este projecto surgiu em destaque na RTP, numa entrevista à Pascalle Millecamps.

Minga e âmbar na RTP

Minga e âmbar na RTP

A Minga apareceu na Rota N2, um programa da RTP1. O Miguel Almeida apresenta a cooperativa e explica as suas secções e formas de colaborar, a partir do minuto 24 da Parte 1. A âmbar também esteve presente, divulgando o seu trabalho e dando um tratamento à pele da apresentadora Isabel Angelino, no minuto 43 da Parte 5.

Loja Online do Monte dos Dornéis

Loja Online do Monte dos Dornéis

O Monte dos Dornéis lançou uma loja online onde podem agora encontrar todas as maravilhosas criações da Helena Mateus: licores, compotas, xaropes, chutneys, azeite, ervas aromáticas e plantas.

Decrescer para crescer

Decrescer para crescer

A Minga surge em destaque no Waking up on earth, um projecto que quer trazer consciência para a importância e urgência de cuidar do Planeta Terra e da importância de cada um nesse processo. O Jorge Gonçalves conversa com a Filomena Morais sobre a história da Minga, as suas secções, objectivos e relação com a região. Vejam aqui.

Em destaque: Plantei.eu

Em destaque: Plantei.eu

O projecto Plantei.eu nasceu em Janeiro de 2020 pelas mãos de cooperadores da Minga. Produz conteúdos e divulga conhecimento sobre práticas agrícolas e florestais regenerativas. Quer inspirar as pessoas a lançar as primeiras sementes à terra!

Graças a uma candidatura feita através da estrutura da Cooperativa Minga, foi possível materializar o sonho do Almanaque Agroflorestal, um calendário de projectos agroflorestais focado na criação e conservação de zonas de floresta autóctone, na recuperação de paisagens e ecossistemas e na produção alimentar.

O Plantei.eu tem ainda um website e páginas no facebook e instagram, que pouco a pouco vem sendo enriquecido com conhecimento sobre plantas, técnicas agrícolas e histórias de projectos inspiradores.

Na nossa loja: peças da Liliana Velho

Na nossa loja: peças da Liliana Velho

A Liliana Velho é artista visual com dois corações, um em Viseu e outro em Montemor-o-Novo. Licenciou-se em Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2009) e possui mestrado em Artes Visuais pela ARCA, Coimbra (2012). Nos últimos anos a Liliana tem-se dedicado sobretudo à escultura em cerâmica, escolhendo o barro como o material mais importante na sua prática. Desde 2015 expõe regularmente em exposições individuais e colectivas.

Espreitem a sua página aqui ou no facebook e as peças ao vivo na Loja da Minga.

Na nossa loja: Cerâmicas Mir

Na nossa loja: Cerâmicas Mir

A Mir é um projecto da Leonor Mire, que se tem dedicada desde a produção têxtil às artes plásticas (sua área de formação, na ESAD das Caldas da Rainha), à animação de rua, sombras, clown, voz e canto. Durante muitos anos trabalhou como freelancer em animação de eventos e de rua. Actualmente trabalha no Centro de Investigação e Cerâmica da Associação Oficinas do Convento, onde lecciona o curso anual de cerâmica e workshops de técnicas como o raku ou a cozedura de grés de sal. As Cerâmicas Mir são resultado da sua expressão mais pessoal e experimental, desde as figuras, aos botões, jogos ou utilitários em cerâmica. À venda na Loja da Minga!

A ZiRan tem um novo creme de sol

A ZiRan tem um novo creme de sol

Agora na loja da Minga, creme de sol da ZiRan, para manter a saúde da pele após a exposição solar. O creme é feito com base no aloé, essa maravilhosa planta com propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, estudada no tratamento da psoríase, dermatite e mucosite, entre outros.

Pães artesanais na loja

Pães artesanais na loja

À segunda e sexta-feira temos na loja os maravilhosos pães artesanais e de fermentação lenta das padeiras do Vimieiro (pão de nozes e passas e de mistura). Recomenda-se reserva pelo email lojaminga@mingamontemor.pt, telefone 266 098 354 ou directamente na loja.

Ficar a par

Receber notícias da Minga?


Tem alguma notícia que pode interessar à Minga? Contacta o Grupo de Comunicação!