Mundo Minga

Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo

Últimas notícias
Dia do Decrescimento (1 de Junho)

Dia do Decrescimento (1 de Junho)

Nada como convívio e boa comida caseira para lembrar que não é só (ou principalmente) o PIB que mede o nosso bem-estar. No Dia Internacional do Decrescimento a Minga convida para partilhar um piquenique connosco e conhecer o jogo Commonspoly, em que temos que cooperar para promover os bens comuns e evitar a privatização da sociedade por parte de maliciosos Especuladores. Para os novos haverá muita diversão na Festa da Criança, organizada pela Câmara Municipal para assinalar o Dia da Criança. 1 de Junho, a partir das 13h, no Parque Urbano.

Reunião de produtores e fornecedores de hortícolas da Minga

Reunião de produtores e fornecedores de hortícolas da Minga

No dia 9 de Maio a Minga convida agricultores, horticultores e outros interessados para falar de possíveis novos canais de escoamento e planear a produção da próxima temporada. Esta reunião é aberta a interessados, mesmo que ainda não associados. Procuramos produtores do concelho que produzam hortícolas, frutas, leguminosas, cereais ou outros produtos alimentares.

Novo horário da loja

Novo horário da loja

O horário da loja da Minga passa a ser das 9h às 13h e das 16h às 20h a partir do dia 6 de maio. A loja também volta a estar aberta Sábado à tarde, no horário das 16h às 20h.

Conversa KM0

Conversa KM0

No dia 15 de Abril, às 18h30, conversamos com a Teresa Pinto Correia e a Ana Rita Sanches sobre o conceito Km0 e o seu desenvolvimento nas cidades de Montemor-o-Novo e, mais recentemente, em Évora, do impacto ambiental da alimentação e da agricultura local, e do que cada um de nós pode fazer para potenciar o sucesso desta iniciativa.

Comunidades de energias renováveis

Comunidades de energias renováveis

A Minga participou, na pessoa de André Pereira, responsável pelas energias renováveis, num encontro dedicado às comunidade de energias renováveis, que teve lugar no dia 23 de fevereiro em São Luís, Odemira. Neste sessão procurou-se desenhar as bases para o modelo de uma nova comunidade de produção e autoconsumo de energia a partir de fontes renováveis.

Formação: Como criar uma Cooperativa Integral

Formação: Como criar uma Cooperativa Integral

De 10 a 12 de Maio a Minga organiza a formação Como criar uma Cooperativa Integral, coordenado por Jorge Gonçalves. Nesta formação vamos partilhar conhecimentos e questões teóricas e práticas relacionadas com a criação de cooperativas integrais, partindo de noções teóricas, legais e estratégicas para depois abordar diferentes temas como a criação e gestão de sistemas de distribuição e formas colaborativas de organização, dedicando também um dia ao desenho de projectos para os territórios dos participantes.

Ficar a par

Receber notícias da Minga?


Tem alguma notícia que pode interessar à Minga? Contacta o Grupo de Comunicação!