Mundo Minga

Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo

Agenda (arquivo)

Casa Branca, Agora

Casa Branca, Agora

No dia 29 de Fevereiro voltamos a encontrar-nos em Casa Branca com a população e outros interessados, com o intuito de partilhar os vários projetos em curso. Às 17h estão bem-vindos para uma conversa em regime de mesa posta (onde cada um é convidado a levar algo para partilhar), na Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Casa Branca. Este encontro pretende promover a troca de opiniões com todos os presentes na fundamentação das ideias e planos em curso.

É preciso decrescer para viver melhor?

É preciso decrescer para viver melhor?

No dia 8 de Fevereiro a Rede para o Decrescimento veio de visita a Montemor-o-Novo para conhecer as iniciativas e pessoas que trabalham no território. De manhã estivemos no Mercado para nos conhecer a todos. Seguiu-se um almoço KM0 preparado pela Dona Olinda, no Café Tobias. A tarde foi dedicada aos temas do decrescimento e cuidado nas iniciativas locais, com base no trabalho de investigação desenvolvido pela socióloga Graça Rojão.

1001 Margaraças

1001 Margaraças

No dia 20 de Março, na véspera do dia mundial da Árvore, a Minga e a Oficinas do Convento apresentam os primeiros dois episódios do projecto 1001 Margaraças, uma viagem filmada pela floresta autóctone realizada por Pedro Lérias e Paulo Martinho. O projecto vem dar a conhecer a realidade da floresta autóctone portuguesa e os projectos que estão a implementar respostas reais às ameaças que a afligem. Às 21h30, o Convento de S. Francisco.

Conversa sobre compras com embalagens reutilizadas

Conversa sobre compras com embalagens reutilizadas

Na Minga estamos a experimentar uma forma de fazer compras que resulte em menos lixo lá em casa. Estamos também a experimentar uma forma de reduzir os custos de compra das embalagens para os cooperantes que fazem transformados. No dia 9 de Março a nossa cooperadora Ana Mendes vem partilhar o que aprendeu com as experiências feitas e conversar sobre o que podemos fazer mais.

Lançamento do Almanaque Agroflorestal Plantei.eu

Lançamento do Almanaque Agroflorestal Plantei.eu

Na próxima sexta-feira 31 de Janeiro vamos lançar o almanaque florestal Plantei.eu. O foco deste almanaque é a criação e conservação de zonas de floresta autóctone, a recuperação de paisagens e ecossistemas e a produção alimentar em ambientes ricos em vida. O programa inclui uma conversa sobre o solo e a apresentação de uma exposição de aguarela de Miguel Schreck, que ilustrou este almanaque. Tudo seguido de jantar pela Cantina do Mambo. Nas Oficinas do Convento, às 18h30

1º Encontro Português de Economia Solidária

1º Encontro Português de Economia Solidária

Em Março de 2020, as iniciativas, colectivos e pessoas que animam a economia solidária encontram-seno 1º Encontro de Economia Solidária em Minde. A Rede Portuguesa de Economia Solidária (RedPES) convida à confluência de todas as organizações, iniciativas, colectivos e pessoas que estão envolvidas e interessadas em formas alternativas de organizar a produção, consumo, distribuição e troca de bens, conhecimentos e serviços guiadas pela cooperação e pela sustentabilidade dos recursos, para trocar experiências e trabalhar numa base mais forte de cooperação.

Próximos #16

A Minga adiou todos os eventos previstos para data a determinar


Tem alguma notícia que pode interessar à Minga? Contacta o Grupo de Comunicação!