
Mundo Minga
Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo
Agenda (arquivo)

A Minga em Sevilha
No dia 26 de Outubro a Telma, a Vanessa e o Gerbert apresentaram a Minga nas Jornadas Nudos, em Sevilha, dedicadas a pensar a arte, a ciência, a tecnologia e a sustentabilidade.

A Minga no São Martinho de Cabrela
No Sábado 13 de Novembro a Minga participou numa acçao de sensibilização sobre a Dieta Mediterrânica, organizada pela DIrecção Regional de Agricultura e Pescas, a Associação In Loco e a Junta de Freguesia de Cabrela. Apresentámos a nossa cooperativa e a forma como trabalhamos com os agricultores locais, e conhecemos melhor os vários projectos que trabalham nesta área na região.

Cooperativas integrais e o modelo Minga
No dia 18 de Abril, às 11h, o Jorge Gonçalves apresentou o modelo das cooperativas integrais num live stream.
Partilhou conhecimento e questões teóricas e práticas sobre a criação de cooperativas integrais, enquanto alternativas concretas ao sistema organizativo predominante. Temas abordados foram a economia solidária, decrescimento, como observar um território e sonhar a sua sustentabilidade económica, social e formas de comunicação e envolvimento da comunidade.
Próximos #16
Abril 2020

Casa Branca, Agora
No dia 29 de Fevereiro voltamos a encontrar-nos em Casa Branca com a população e outros interessados, com o intuito de partilhar os vários projetos em curso. Às 17h estão bem-vindos para uma conversa em regime de mesa posta (onde cada um é convidado a levar algo para partilhar), na Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Casa Branca. Este encontro pretende promover a troca de opiniões com todos os presentes na fundamentação das ideias e planos em curso.

É preciso decrescer para viver melhor?
No dia 8 de Fevereiro a Rede para o Decrescimento veio de visita a Montemor-o-Novo para conhecer as iniciativas e pessoas que trabalham no território. De manhã estivemos no Mercado para nos conhecer a todos. Seguiu-se um almoço KM0 preparado pela Dona Olinda, no Café Tobias. A tarde foi dedicada aos temas do decrescimento e cuidado nas iniciativas locais, com base no trabalho de investigação desenvolvido pela socióloga Graça Rojão.

1001 Margaraças
No dia 20 de Março, na véspera do dia mundial da Árvore, a Minga e a Oficinas do Convento apresentam os primeiros dois episódios do projecto 1001 Margaraças, uma viagem filmada pela floresta autóctone realizada por Pedro Lérias e Paulo Martinho. O projecto vem dar a conhecer a realidade da floresta autóctone portuguesa e os projectos que estão a implementar respostas reais às ameaças que a afligem. Às 21h30, o Convento de S. Francisco.

Conversa sobre compras com embalagens reutilizadas
Na Minga estamos a experimentar uma forma de fazer compras que resulte em menos lixo lá em casa. Estamos também a experimentar uma forma de reduzir os custos de compra das embalagens para os cooperantes que fazem transformados. No dia 9 de Março a nossa cooperadora Ana Mendes vem partilhar o que aprendeu com as experiências feitas e conversar sobre o que podemos fazer mais.

Os Microrganismos e os seus benefícios para a saúde e ambiente
No dia 10 de Fevereiro João Raposo (MicroVida) e Rosa Rubio (Frabelse – Almeria) vêm falar sobre a Eco-Tecnologia EM (Microrganismos Eficazes) e o seu movimento internacional de Regeneração na agricultura, ambiente e saúde.

Lançamento do Almanaque Agroflorestal Plantei.eu
Na próxima sexta-feira 31 de Janeiro vamos lançar o almanaque florestal Plantei.eu. O foco deste almanaque é a criação e conservação de zonas de floresta autóctone, a recuperação de paisagens e ecossistemas e a produção alimentar em ambientes ricos em vida. O programa inclui uma conversa sobre o solo e a apresentação de uma exposição de aguarela de Miguel Schreck, que ilustrou este almanaque. Tudo seguido de jantar pela Cantina do Mambo. Nas Oficinas do Convento, às 18h30
Próximos #16
sem eventos agendados