Mundo Minga

Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo

Agricultura, permacultura, hortas e produtos frescos

Plantei.eu lança vídeo novo

Plantei.eu lança vídeo novo

O Plantei.eu continua a produzir conteúdos e a enriquecer as suas páginas com conhecimento sobre a nossa flora, dicas de cultivo, técnicas regenerativas e um olhar fresco sobre os nossos ecossistemas. Acabou de lançar um vídeo novo dedicado à contemplação e reflexão sobre a importância das plantas espontâneas na nossa paisagem – como abrigo, como protectoras do solo e muitas com um enorme potencial nutritivo e medicinal para o ser humano.

Novos cooperadores: Terracrua Design

Novos cooperadores: Terracrua Design

A Terracrua Design é um colectivo de consultoria e design que actua profissionalmente desde 2015 na prestação de serviços especializados em aconselhamento, planeamento, implementação e gestão de projectos ecológicos regenerativos. Aliam os princípios da permacultura às várias áreas da engenharia convencional e procuram novas formas de lidar com o território e paisagem. Podem conhecê-los através do blog do projecto, página de Facebook ou através desta entrevista.

Alimentar boas práticas

Alimentar boas práticas

Saiu, em formato digital e livre, o livro Alimentar Boas Práticas: da Produção ao Consumo Sustentável, uma publicação do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. Este livro, coordenado pela Cecília Delgada, surge para responder a muitas ânsias actuais. Documenta 46 iniciativas que oferecem uma visão (não exaustiva e numa exposição leve) das acções, projectos e programas em curso em Portugal. Aqui podem conhecer projectos como o PROVE, a Fruta Feia, Kitchen Dates, a Wakeseed, a HortaFCUL, o Bons Sons, o Terra Jovem e também a Cooperativa Integral Minga. A ler aqui.

Dia Aberto Terracrua Design

Dia Aberto Terracrua Design

No dia 17 de Abril a Terracrua Design vem a Montemor-o-Novo dar a conhecer os seus inovadores métodos de design e planeamento ecológico, em sessões individuais de consultoria gratuita em Planeamento Regenerativo, Permacultura, Agrosilvopastorícia Holística e Design Keyline.

1001 Margaraças

1001 Margaraças

No dia 20 de Março, na véspera do dia mundial da Árvore, a Minga e a Oficinas do Convento apresentam os primeiros dois episódios do projecto 1001 Margaraças, uma viagem filmada pela floresta autóctone realizada por Pedro Lérias e Paulo Martinho. O projecto vem dar a conhecer a realidade da floresta autóctone portuguesa e os projectos que estão a implementar respostas reais às ameaças que a afligem. Às 21h30, o Convento de S. Francisco.

Lançamento do Almanaque Agroflorestal Plantei.eu

Lançamento do Almanaque Agroflorestal Plantei.eu

Na próxima sexta-feira 31 de Janeiro vamos lançar o almanaque florestal Plantei.eu. O foco deste almanaque é a criação e conservação de zonas de floresta autóctone, a recuperação de paisagens e ecossistemas e a produção alimentar em ambientes ricos em vida. O programa inclui uma conversa sobre o solo e a apresentação de uma exposição de aguarela de Miguel Schreck, que ilustrou este almanaque. Tudo seguido de jantar pela Cantina do Mambo. Nas Oficinas do Convento, às 18h30

Prémio Newbie 2019

Prémio Newbie 2019

Está aberta uma nova edição do Prémio Newbie para novos empresários agrícolas no Alentejo. Este prémio é promovido dentro do contexto do Projecto Europeu Newbie, coordenado pelo ICAAM (Universidade de Évora), e tem por objectivo premiar modelos inovadores de negócios agrícolas que conseguem ultrapassar as barreiras com que novos empresários agrícolas se deparam.

Realimentar em Montemor-o-Novo

Realiza-se no dia 18 de Outubro uma sessão de informação e discussão sobre a alimentação, organizada pela Realimentar (Rede Portuguesa pela Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) e a Marca ADL. O programa tem início às 11h, e inclui apresentações da Rede Realimentar, da publicação anual do Observatório dos Direitos Humanos à Alimentação, e da Campanha nacional “Alimentação é direito!”.


Tem alguma notícia que pode interessar à Minga? Contacta o Grupo de Comunicação!