
Mundo Minga
Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo
Agricultura, permacultura, hortas e produtos frescos

Sistemas alimentares locais: um cabaz de soluções
Da edição de Novembro de 2021 da Folha de Montemor reproduzimos um artigo da Ana Fonseca, da Rede Cidadania, onde explica, uma por uma, todas as razões pelas quais devíamos consumir local sempre que possível, e os vários modelos que existem para possibilitar e promovê-lo.

A descida de nível das águas subterrâneas é um processo alarmante em curso
Da Folha de Montemor de Abril de 2021 reproduzimos o seguinte texto sobre a descida do nível das águas subterrâneas. É da autoria de António Chambel, Mário de Carvalho, Ricardo Serralheiro e Teresa Pinto Correia, da Rede Cidadania, que chamam a atenção para este recurso precioso e o impacto do contínuo aumento da sua captação.

Um Borda d’Água dos novos tempos e um convite a cuidar da Terra
Da edição da Folha de Montemor de Janeiro de 2021 arquivamos o texto abaixo, da autoria de Francisco Colaço Pedro, em que ele relata a história do projecto Plantei.eu e o seu Almanaque Agroflorestal, promovidos desde a Minga.

Regenerative Farm Design Workshop
Em Janeiro de 2021, os nossos associados da Terracrua Design fazem um curso intensivo de 5 dias para aprender como planear, implementar e manter uma quinta regenerativa (agricultura regenerativa, permacultura, keyline design e gestão holística). Para proprietários com pelo menos 20ha no Alentejo, e que estão interessados em investir de forma diferente nas suas quintas. Mais info aqui.

Em destaque: Microvida
A Microvida é um projecto de cooperadores Minga que oferece soluções ecológicas para a regeneração e despoluição da terra, da água ou do ar desde 2010, combinando a eficiência dos Microrganismos Eficazes (EM) com a sua experiência em agricultura e ambiente.

Agora na nossa loja: Sementes Vivas
Já temos na Loja Minga sementes e adubos verdes da Sementes Vivas, uma empresa que produz, processa e comercializa sementes biológicas e cujo foco principal são variedades adaptadas ao clima Mediterrânico.

Healing Forest Portugal
A Healing Forest Portugal é promovida por quatro cooperadores da Minga: A Raquel Shakti, o Bernardo Sá Nogueira, a Alexandra Lopes e a Inês Sambas.
Este projecto vê a natureza como um organismo vivo e interdependente e propõe aproximar o ser humano da sua casa, origem, do seu habitat natural, para que possa viver uma vida mais equilibrada e em harmonia com o todo. Quer proporcionar vivências práticas e profundas como retiros, encontros, conversas, reflexões e passeios pela natureza.
Saibam mais em www.healingforestportugal.com.

Plantei.eu já está em Sintra, Lisboa, Portimão, Montemor-o-Novo e Porto
O Almanaque Plantei.eu está a ser distribuído por vários espaços a nível nacional, ambicionando divulgar ainda mais este conhecimento e também dar um impulso ao projecto para poder criar mais materiais.
Em Sintra foi acolhido pela Cooperativa Aldea e pela Quinta dos 7 Nomes, em Lisboa está na Pizzaria In Boca al Luppo e na Loja de Comércio Justo do CIDAC, em Portimão na Mercearia Bio, em Montemor-o-Novo na Loja da Minga e na Loja do Montado do Freixo do Meio e no Porto na Associação Cultural Gato Vadio.

Em destaque: Plantei.eu
O projecto Plantei.eu nasceu em Janeiro de 2020 pelas mãos de cooperadores da Minga. Produz conteúdos e divulga conhecimento sobre práticas agrícolas e florestais regenerativas. Quer inspirar as pessoas a lançar as primeiras sementes à terra!
Graças a uma candidatura feita através da estrutura da Cooperativa Minga, foi possível materializar o sonho do Almanaque Agroflorestal, um calendário de projectos agroflorestais focado na criação e conservação de zonas de floresta autóctone, na recuperação de paisagens e ecossistemas e na produção alimentar.
O Plantei.eu tem ainda um website e páginas no facebook e instagram, que pouco a pouco vem sendo enriquecido com conhecimento sobre plantas, técnicas agrícolas e histórias de projectos inspiradores.

Plantei.eu lança vídeo novo
O Plantei.eu continua a produzir conteúdos e a enriquecer as suas páginas com conhecimento sobre a nossa flora, dicas de cultivo, técnicas regenerativas e um olhar fresco sobre os nossos ecossistemas. Acabou de lançar um vídeo novo dedicado à contemplação e reflexão sobre a importância das plantas espontâneas na nossa paisagem – como abrigo, como protectoras do solo e muitas com um enorme potencial nutritivo e medicinal para o ser humano.
Próximos #16
sem eventos agendados