Mundo Minga

Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo

Movimento cooperativo

Cooperativas integrais e o modelo Minga

Cooperativas integrais e o modelo Minga

No dia 18 de Abril, às 11h, o Jorge Gonçalves apresentou o modelo das cooperativas integrais num live stream.
Partilhou conhecimento e questões teóricas e práticas sobre a criação de cooperativas integrais, enquanto alternativas concretas ao sistema organizativo predominante. Temas abordados foram a economia solidária, decrescimento, como observar um território e sonhar a sua sustentabilidade económica, social e formas de comunicação e envolvimento da comunidade.

É preciso decrescer para viver melhor?

É preciso decrescer para viver melhor?

No dia 8 de Fevereiro a Rede para o Decrescimento veio de visita a Montemor-o-Novo para conhecer as iniciativas e pessoas que trabalham no território. De manhã estivemos no Mercado para nos conhecer a todos. Seguiu-se um almoço KM0 preparado pela Dona Olinda, no Café Tobias. A tarde foi dedicada aos temas do decrescimento e cuidado nas iniciativas locais, com base no trabalho de investigação desenvolvido pela socióloga Graça Rojão.

1º Encontro Português de Economia Solidária

1º Encontro Português de Economia Solidária

Em Março de 2020, as iniciativas, colectivos e pessoas que animam a economia solidária encontram-seno 1º Encontro de Economia Solidária em Minde. A Rede Portuguesa de Economia Solidária (RedPES) convida à confluência de todas as organizações, iniciativas, colectivos e pessoas que estão envolvidas e interessadas em formas alternativas de organizar a produção, consumo, distribuição e troca de bens, conhecimentos e serviços guiadas pela cooperação e pela sustentabilidade dos recursos, para trocar experiências e trabalhar numa base mais forte de cooperação.


Tem alguma notícia que pode interessar à Minga? Contacta o Grupo de Comunicação!