Mundo Minga

Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo

Movimento cooperativo

É preciso decrescer para viver melhor?

É preciso decrescer para viver melhor?

No dia 8 de Fevereiro a Rede para o Decrescimento vem de visita a Montemor-o-Novo para conhecer as iniciativas e pessoas que trabalham no território. De manhã estaremos no Mercado para nos conhecer a todos. De seguida, um almoço KM0 preparado pela Dona Olinda, no Café Tobias. A tarde é dedicada aos temas do decrescimento e cuidado nas iniciativas locais, com base no trabalho de investigação desenvolvido pela socióloga Graça Rojão.

1º Encontro Português de Economia Solidária

1º Encontro Português de Economia Solidária

Em Março de 2020, as iniciativas, colectivos e pessoas que animam a economia solidária encontram-seno 1º Encontro de Economia Solidária em Minde. A Rede Portuguesa de Economia Solidária (RedPES) convida à confluência de todas as organizações, iniciativas, colectivos e pessoas que estão envolvidas e interessadas em formas alternativas de organizar a produção, consumo, distribuição e troca de bens, conhecimentos e serviços guiadas pela cooperação e pela sustentabilidade dos recursos, para trocar experiências e trabalhar numa base mais forte de cooperação.

Encontro sobre Moedas Sociais

Encontro sobre Moedas Sociais

A Cooperativa Terra Chã organiza, no dia 2 de Novembro, um Encontro sobre Moedas Sociais, em Chãos. Estará presente o presidente do Instituto valenciano de la Moneda Social, Miguel Yasuyuki Hirota, um animador de experiências de moedas sociais em vários locais do Mundo e um ativista da Economia Solidária. Também serão apresentadas algumas experiências de moedas sociais em Portugal (incluindo aqui em Montemor-o-Novo), e o caso inspirador do Banco Palmas, no Brasil.

Introdução à Sociocracia

Introdução à Sociocracia

Nos dias 6 e 7 de Dezembro, a Cooperativa Integral Minga, o Montado do Freixo do Meio e a Reflorestar Portugal organizam o curso Introdução à Sociocracia, com John Buck. Este curso introduzirá os participantes a um método que nos vai ajudar a trabalhar melhor em conjunto, a tomar melhores decisões de forma colectiva e a estruturar melhorar uma organização tendo por base a eficiência, a transparência e a equivalência.


Tem alguma notícia que pode interessar à Minga? Contacta o Grupo de Comunicação!