Mundo Minga

Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo

Vida local

É preciso decrescer para viver melhor?

É preciso decrescer para viver melhor?

No dia 8 de Fevereiro a Rede para o Decrescimento vem de visita a Montemor-o-Novo para conhecer as iniciativas e pessoas que trabalham no território. De manhã estaremos no Mercado para nos conhecer a todos. De seguida, um almoço KM0 preparado pela Dona Olinda, no Café Tobias. A tarde é dedicada aos temas do decrescimento e cuidado nas iniciativas locais, com base no trabalho de investigação desenvolvido pela socióloga Graça Rojão.

Monte dos Dorneis no Festival das Sopas

Monte dos Dorneis no Festival das Sopas

No fim-de-semana de 8, 9 e 10 de Novembro teve lugar a 16ª edição do Festival de Sopas de Montemor-o-Novo. A nossa cooperadora Helena, com a sua marca Monte dos Dorneis, esteve presente no festival com uma banca cheia de saborosos produtos.

Realimentar em Montemor-o-Novo

Realiza-se no dia 18 de Outubro uma sessão de informação e discussão sobre a alimentação, organizada pela Realimentar (Rede Portuguesa pela Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) e a Marca ADL. O programa tem início às 11h, e inclui apresentações da Rede Realimentar, da publicação anual do Observatório dos Direitos Humanos à Alimentação, e da Campanha nacional “Alimentação é direito!”.

Legislação, agricultura e alimentação

A Ana Fonseca, Ana Rita Sanches e Teresa Pinto Correia, da Universidade de Évora, escreveram o seguinte texto para a Folha de Montemor sobre o Estatuto da Agricultura Familiar e legislação relativa à restauração colectiva, aprovados nos últimos meses. Estas leis podem vir a ter impactos positivos nos sistemas alimentares locais, promovendo a economia circular e circuitos curtos de abastecimento na alimentação, e nomeadamente nas cantinas públicas. Pela importância do tema arquivamos aqui este texto.

Círculo de Ideias para Casa Branca

Círculo de Ideias para Casa Branca

A Minga convida para participar no Círculo de Ideias para Casa Branca, na tarde de Domingo 21 de Julho (14h30-18h00). Este evento faz parte da programação do Festival PréOcupada 2019. Com recurso à dinâmica do World Café vamos debater várias questões relacionadas com o presente e o futuro da aldeia de Casa Branca.

Não há Casos em Branco

Não há Casos em Branco

Na sexta-feira 19 de Julho inaugura a exposição ‘Não há Casos em Branco’, desenvolvida pela Cooperativa Integral Minga para o Festival PréOcupada 2019, organizado pelas Oficinas do Convento. É o resultado do convite lançado pelas Oficinas do Convento para desenvolver um processo participativo de identificação de recursos e necessidades em Casa Branca, uma pequena aldeia ferroviária a 20 minutos de Montemor-o-Novo, que actualmente está a sofrer um processo de despovoamento.


Tem alguma notícia que pode interessar à Minga? Contacta o Grupo de Comunicação!