
Mundo Minga
Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo
Vida local

A descida de nível das águas subterrâneas é um processo alarmante em curso
Da Folha de Montemor de Abril de 2021 reproduzimos o seguinte texto sobre a descida do nível das águas subterrâneas. É da autoria de António Chambel, Mário de Carvalho, Ricardo Serralheiro e Teresa Pinto Correia, da Rede Cidadania, que chamam a atenção para este recurso precioso e o impacto do contínuo aumento da sua captação.

Com o Rei na Barriga
Republicamos da Folha de Montemor de Março 2021 o texto de opinião “Com o rei na Barriga”, sobre o impacto da abertura em Montemor-o-Novo de um Burger King. É da autoria de Francisco Pedro, a quem agradecemos a cedência do texto.

Comércio local: “Precisamos uns dos outros”
Na Folha de Montemor de Dezembro de 2020 saiu um pequeno texto de Francisco Colaço Pedro sobre os problemas enfrentados pelo comércio local face às medidas impostas com o COVID19 e a abertura do Continente. Publicamos aqui o texto na íntegra, numa altura em que o fecho obrigatório de boa parte dos negócios locais traz nova urgência ao tema.

Moeda Mor
A MOR é uma moeda local válida apenas no Concelho de Montemor-o-Novo, que está a ser implementada pela associação A.Mor (facebook). O projecto piloto será lançado ainda este ano. A Minga será um dos locais de implementação do sistema da moeda local. Este projecto surgiu em destaque na RTP, numa entrevista à Pascalle Millecamps.

Empreendedorismo e Inovação em Contexto Local
O Monte — Desenvolvimento Alentejo Central publicou uma série de entrevistas sobre iniciativas locais de estímulo à empregabilidade e empreendedorismo, inovação e capacitação no Alentejo. Inclui uma entrevista ao Jorge Gonçalves da Cooperativa Minga, onde percebemos o início do projecto Minga e a sua actual área de acção.

Casa Branca, Agora
No dia 29 de Fevereiro voltamos a encontrar-nos em Casa Branca com a população e outros interessados, com o intuito de partilhar os vários projetos em curso. Às 17h estão bem-vindos para uma conversa em regime de mesa posta (onde cada um é convidado a levar algo para partilhar), na Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Casa Branca. Este encontro pretende promover a troca de opiniões com todos os presentes na fundamentação das ideias e planos em curso.

É preciso decrescer para viver melhor?
No dia 8 de Fevereiro a Rede para o Decrescimento veio de visita a Montemor-o-Novo para conhecer as iniciativas e pessoas que trabalham no território. De manhã estivemos no Mercado para nos conhecer a todos. Seguiu-se um almoço KM0 preparado pela Dona Olinda, no Café Tobias. A tarde foi dedicada aos temas do decrescimento e cuidado nas iniciativas locais, com base no trabalho de investigação desenvolvido pela socióloga Graça Rojão.

Pensar Casa Branca contina
Continuamos a trabalhar com a associação Oficinas Do Convento neste processo que tem sido repensar e sonhar Casa Branca. No dia 14 de Outubro estivemos na exposição do ponto de situação dos processos participativos desenvolvidos em Casa Branca durante 2019.

Entrevista com a direcção dos Caminhos do Futuro
Da Folha de Montemor de Abril de 2019 reproduzimos, com um agradecimento a António Nabo, a seguinte entrevista com os directores da cooperativa Caminhos do Futuro, que nos parece de grande interesse para a reflexão sobre o modelo da cooperativa.

Monte dos Dorneis no Festival das Sopas
No fim-de-semana de 8, 9 e 10 de Novembro teve lugar a 16ª edição do Festival de Sopas de Montemor-o-Novo. A nossa cooperadora Helena, com a sua marca Monte dos Dorneis, esteve presente no festival com uma banca cheia de saborosos produtos.
Próximos #16
sem eventos agendados