Secção Agrícola

Secção Agrícola
agricola@mingamontemor.pt

A missão da Secção Agrícola é fazer chegar à população, a preços acessíveis, comida fresca, nutritiva e de qualidade, produzida através de métodos de cultivo e processamento de mínimo impacto ambiental. O principal objectivo é promover e apoiar o escoamento da produção dos pequenos agricultores do concelho que utilizam práticas ecológicas, quer pela criação de canais de escoamento colectivo – a Loja da Minga, as bancas no Mercado Municipal, o fornecimento à restauração colectiva e a presença em feiras na região – quer facilitando recursos partilhados a baixo custo (carrinho a frio, compra colectiva de plantas, etc.).

A Secção pretende ainda:

  • promover, recuperar e aperfeiçoar o conhecimento necessário para implementar mecanismos de cultivo ecológica e economicamente sustentáveis;
  • criar sistemas de transformação de excedentes agrícolas em produtos transformados para consumo.

 

O Regulamento Interno da Secção Agrícola pode ser consultado aqui.

A Secção Agrícola dispõe de uma carrinha frigorífica que pode ser alugada.

Notícias recentes sobre agricultura & hortas

Plantei.eu lança vídeo novo

O Plantei.eu continua a produzir conteúdos e a enriquecer as suas páginas com conhecimento sobre a nossa flora, dicas de cultivo, técnicas regenerativas e um olhar fresco sobre os nossos ecossistemas. Acabou de lançar um vídeo novo dedicado à contemplação e reflexão sobre a importância das plantas espontâneas na nossa paisagem – como abrigo, como protectoras do solo e muitas com um enorme potencial nutritivo e medicinal para o ser humano.

Novos cooperadores: Terracrua Design

A Terracrua Design é um colectivo de consultoria e design que actua profissionalmente desde 2015 na prestação de serviços especializados em aconselhamento, planeamento, implementação e gestão de projectos ecológicos regenerativos. Aliam os princípios da permacultura às várias áreas da engenharia convencional e procuram novas formas de lidar com o território e paisagem. Podem conhecê-los através do blog do projecto, página de Facebook ou através desta entrevista.

Alimentar boas práticas

Saiu, em formato digital e livre, o livro Alimentar Boas Práticas: da Produção ao Consumo Sustentável, uma publicação do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. Este livro, coordenado pela Cecília Delgada, surge para responder a muitas ânsias actuais. Documenta 46 iniciativas que oferecem uma visão (não exaustiva e numa exposição leve) das acções, projectos e programas em curso em Portugal. Aqui podem conhecer projectos como o PROVE, a Fruta Feia, Kitchen Dates, a Wakeseed, a HortaFCUL, o Bons Sons, o Terra Jovem e também a Cooperativa Integral Minga. A ler aqui.

Dia Aberto Terracrua Design

No dia 17 de Abril a Terracrua Design vem a Montemor-o-Novo dar a conhecer os seus inovadores métodos de design e planeamento ecológico, em sessões individuais de consultoria gratuita em Planeamento Regenerativo, Permacultura, Agrosilvopastorícia Holística e Design Keyline.

1001 Margaraças

No dia 20 de Março, na véspera do dia mundial da Árvore, a Minga e a Oficinas do Convento apresentam os primeiros dois episódios do projecto 1001 Margaraças, uma viagem filmada pela floresta autóctone realizada por Pedro Lérias e Paulo Martinho. O projecto vem dar a conhecer a realidade da floresta autóctone portuguesa e os projectos que estão a implementar respostas reais às ameaças que a afligem. Às 21h30, o Convento de S. Francisco.

A Minga na revista “Transrural Initiatives”

A Minga apareceu na revista francesa Transrural Initiatives, na edição de Dezembro de 2019 (n. 477, p. 16-17). O artigo, da autoria de Jade Lemaire, relata a visita de uma delegação francesa a projectos agrícolas no Alentejo, no âmbito do projecto internacional Newbie, coordenado pelo ICAAM (Universidade de Évora).