Secção Agrícola

Secção Agrícola
agricola@mingamontemor.pt

A missão da Secção Agrícola é fazer chegar à população, a preços acessíveis, comida fresca, nutritiva e de qualidade, produzida através de métodos de cultivo e processamento de mínimo impacto ambiental. O principal objectivo é promover e apoiar o escoamento da produção dos pequenos agricultores do concelho que utilizam práticas ecológicas, quer pela criação de canais de escoamento colectivo – a Loja da Minga, as bancas no Mercado Municipal, o fornecimento à restauração colectiva e a presença em feiras na região – quer facilitando recursos partilhados a baixo custo (carrinho a frio, compra colectiva de plantas, etc.).

A Secção pretende ainda:

  • promover, recuperar e aperfeiçoar o conhecimento necessário para implementar mecanismos de cultivo ecológica e economicamente sustentáveis;
  • criar sistemas de transformação de excedentes agrícolas em produtos transformados para consumo.

Actualmente, a Secção gera uma horta própria com uma área de cerca de 2 ha, que fornece a maior parte dos legumes comercializadas pela Minga.

Notícias recentes sobre agricultura & hortas

Ajudada formativa: Implantação de uma agrofloresta

No Sábado 23 de Fevereiro haverá ajudada na Quinta dos Agoras (quinta agro-ecológica associada e abastecedora da Minga), junto ao Rio Almansor. Vamos plantar e lançar os sementes de um ecossistema florestal complexo e abundante, implantando uma agrofloresta desenhada em modo permacultural. A plantação será coordenada por José Mateus, e contará também com os conhecimentos de Bernardo Só-Nogueira.

Conversa sobre regeneração de ecossistemas

No dia 21 de Janeiro, às 18h30, uma conversa sobre a regeneração de eco-sistemas, com José Mateus: “O Homem tende a afastar a floresta. Esta degradação da paisagem, do solo e da biodiversidade, afeta diretamente a disponibilidade de recursos. A nossa tarefa será a de inverter esta tendência, promovendo a regeneração dos eco-sistemas e a abundância de recursos naturais.”

Formação Agrofloresta de Sucessão em Clima Mediterrânico

De 2 a 5 de Março vai ter lugar a formação Agrofloresta de sucessão em clima mediterrânico, com o formador José Mateus. São quatro dias de sessões teóricas e práticas em que são abordadas o solo, as plantas, os ciclos naturais da floresta, a recolha de sementes e a propagação de plantas, entre muitos outros temas.

A Minga no Festival das Sopas!

A Cooperativa Integral Minga, junto com o Snack-Bar O Tobias, vai estar presente na 15ª edição do Festival das Sopas com três deliciosas sopas. É já no próximo fim-de-semana, no Pavilhão das Exposições, a partir das 18h da sexta-feira 9 de Novembro.

Segunda sessão da Minga para agricultores

Na quarta-feira 31 de Outubro terá lugar a segunda sessão para agricultores organizada pela Minga, direcionada para produtores interessados em abastecer a Cooperativa Integral Minga, na Casa das Associações.