Secção Agrícola

Secção Agrícola
agricola@mingamontemor.pt

A missão da Secção Agrícola é fazer chegar à população, a preços acessíveis, comida fresca, nutritiva e de qualidade, produzida através de métodos de cultivo e processamento de mínimo impacto ambiental. O principal objectivo é promover e apoiar o escoamento da produção dos pequenos agricultores do concelho que utilizam práticas ecológicas, quer pela criação de canais de escoamento colectivo – a Loja da Minga, as bancas no Mercado Municipal, o fornecimento à restauração colectiva e a presença em feiras na região – quer facilitando recursos partilhados a baixo custo (carrinho a frio, compra colectiva de plantas, etc.).

A Secção pretende ainda:

  • promover, recuperar e aperfeiçoar o conhecimento necessário para implementar mecanismos de cultivo ecológica e economicamente sustentáveis;
  • criar sistemas de transformação de excedentes agrícolas em produtos transformados para consumo.

 

O Regulamento Interno da Secção Agrícola pode ser consultado aqui.

A Secção Agrícola dispõe de uma carrinha frigorífica que pode ser alugada.

Notícias recentes sobre agricultura & hortas

Em destaque: Microvida

A Microvida é um projecto de cooperadores Minga que oferece soluções ecológicas para a regeneração e despoluição da terra, da água ou do ar desde 2010, combinando a eficiência dos Microrganismos Eficazes (EM) com a sua experiência em agricultura e ambiente.

Agora na nossa loja: Sementes Vivas

Já temos na Loja Minga sementes e adubos verdes da Sementes Vivas, uma empresa que produz, processa e comercializa sementes biológicas e cujo foco principal são variedades adaptadas ao clima Mediterrânico.

Healing Forest Portugal

A Healing Forest Portugal é promovida por quatro cooperadores da Minga: A Raquel Shakti, o Bernardo Sá Nogueira, a Alexandra Lopes e a Inês Sambas.

Este projecto vê a natureza como um organismo vivo e interdependente e propõe aproximar o ser humano da sua casa, origem, do seu habitat natural, para que possa viver uma vida mais equilibrada e em harmonia com o todo. Quer proporcionar vivências práticas e profundas como retiros, encontros, conversas, reflexões e passeios pela natureza.

Saibam mais em www.healingforestportugal.com.

Plantei.eu já está em Sintra, Lisboa, Portimão, Montemor-o-Novo e Porto

O Almanaque Plantei.eu está a ser distribuído por vários espaços a nível nacional, ambicionando divulgar ainda mais este conhecimento e também dar um impulso ao projecto para poder criar mais materiais.

Em Sintra foi acolhido pela Cooperativa Aldea e pela Quinta dos 7 Nomes, em Lisboa está na Pizzaria In Boca al Luppo e na Loja de Comércio Justo do CIDAC, em Portimão na Mercearia Bio, em Montemor-o-Novo na Loja da Minga e na Loja do Montado do Freixo do Meio e no Porto na Associação Cultural Gato Vadio.

Em destaque: Plantei.eu

O projecto Plantei.eu nasceu em Janeiro de 2020 pelas mãos de cooperadores da Minga. Produz conteúdos e divulga conhecimento sobre práticas agrícolas e florestais regenerativas. Quer inspirar as pessoas a lançar as primeiras sementes à terra!

Graças a uma candidatura feita através da estrutura da Cooperativa Minga, foi possível materializar o sonho do Almanaque Agroflorestal, um calendário de projectos agroflorestais focado na criação e conservação de zonas de floresta autóctone, na recuperação de paisagens e ecossistemas e na produção alimentar.

O Plantei.eu tem ainda um website e páginas no facebook e instagram, que pouco a pouco vem sendo enriquecido com conhecimento sobre plantas, técnicas agrícolas e histórias de projectos inspiradores.

Plantei.eu lança vídeo novo

O Plantei.eu continua a produzir conteúdos e a enriquecer as suas páginas com conhecimento sobre a nossa flora, dicas de cultivo, técnicas regenerativas e um olhar fresco sobre os nossos ecossistemas. Acabou de lançar um vídeo novo dedicado à contemplação e reflexão sobre a importância das plantas espontâneas na nossa paisagem – como abrigo, como protectoras do solo e muitas com um enorme potencial nutritivo e medicinal para o ser humano.