
Secção de Habitação e Construção

Secção de Habitação
habitacao@mingamontemor.pt
Habitação económica e ecológica
O objectivo principal da Secção de Habitação e Construção é promover a construção e recuperação de espaços de habitação e trabalho no concelho, servindo preferencialmente a população local sem acesso a um ou outro. Os objectivos da Secção ainda incluem:
- promover práticas de (auto-)construção ecologicamente sustentáveis, que tomam partida das técnicas e materiais tradicionais desta região;
- fornecer soluções para a falta de acesso ao crédito;
- integrar soluções energéticas, de manutenção e de tratamento de resíduos de baixo impacto ambiental;
- contribuir para a promoção da recuperação do património construido de forma económica, ecológica e culturalmente sustentável;
- intervir no debate político sobre o direito à habitação;
- informar e apoiar populações sem acesso à habitação condigna nas suas reivindicações.
Desde 2014 a Secção de Habitação e Construção está a promover um projecto para uma Cooperativa de Habitação Económica e Ecológica (CHEE). A Lei de Bases sobre a Habitação, actualmente em elaboração, pode vir a dar um novo impulso a este projecto.
Neste sentido, a Minga está a fazer um Inquérito à Habitação a fim de perceber quais as necessidades que existem actualmente no Concelho de Montemor-o-Novo. Preencher este inquérito ajuda-nos a promover o nosso projecto.
Notícias recentes sobre habitação e construção
Dia Aberto Terracrua Design
No dia 17 de Abril a Terracrua Design vem a Montemor-o-Novo dar a conhecer os seus inovadores métodos de design e planeamento ecológico, em sessões individuais de consultoria gratuita em Planeamento Regenerativo, Permacultura, Agrosilvopastorícia Holística e Design Keyline.
Construir com baixo impacto ambiental
O Building Impact Zero Network (BI0N) publicou no seu site os oito manuais sobre técnicas sustentáveis de construção que foi produzindo ao longo dos últimos três anos. Nestes manuais (em inglês) abordam-se técnicas como os blocos de terra comprimida, taipa, tabique, cordwood e cana.
Lei de Bases da Habitação
Em Agosto passado foi aprovada a Lei de Bases da Habitação, que estabelece as bases do direito à habitação e define as obrigações e tarefas do Estado na realização efectiva deste direito a todos os cidadãos. A lei pode ser consultada aqui. Para quem tenha mais interesse no tema recomendamos a consulta do blog da deputada Helena Roseta, onde está arquivado todo o processo legislativo.
European Action Booklet sobre o direito à habitação
A Aliança Europeia pelo Direito à Habitação e à Cidade acaba de publicar uma publicação digital (em inglês) que compila uma série de estratégias e acções usadas por diferentes iniciativas em toda a Europa. A Habita contribui com o exemplo da Caravana pelo Direito à Habitação, organizada em 2017.
Entrevista sobre Habitação com Tânia Teixeira
A arquitecta Tânia Teixeira, membro da Secção da Habitação da Minga, falou na Rádio Nova Antena sobre os problemas de habitação em Montemor-o-Novo e sobre a proposta para uma Cooperativa de Habitação Económica e Ecológica.
O Mercado Imobiliário em Montemor-o-Novo
Para fins de arquivo reproduzimos aqui um artigo da jornalista Constança Vaz Pinto para a Folha de Montemor sobre as alterações que está a sofrer o mercado imobiliário montemorense, que confirma a preocupação na Cooperativa sobre a falta de habitação de arrendamento de qualidade e a preços acessíveis.