Mundo Minga

Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo

Sobre a Minga

Comércio local: “Precisamos uns dos outros”

Comércio local: “Precisamos uns dos outros”

Na Folha de Montemor de Dezembro de 2020 saiu um pequeno texto de Francisco Colaço Pedro sobre os problemas enfrentados pelo comércio local face às medidas impostas com o COVID19 e a abertura do Continente. Publicamos aqui o texto na íntegra, numa altura em que o fecho obrigatório de boa parte dos negócios locais traz nova urgência ao tema.

Nova loja on-line!

Nova loja on-line!

A Minga passou a ter uma loja on-line! Durante os últimos meses estivemos ocupados a tratar de tudo o que envolve uma loja on-line, desde os pagamentos aos envios, sem esquecer os produtos a vender. Estamos a começar com alguns produtos, nomeadamente toda a gama de produtos |âmbar|. Novos produtos dos nossos cooperadores vão ser acrescentados nos próximos tempos.

Seminário da RedPES

Seminário da RedPES

A Rede Portuguesa de Economia Solidária organizou, no passado dia 9, um seminário online abordou, de um ponto de vista teórico e prático, conceitos de gestão e produção e a sua possível contribuição para o fortalecimento da economia solidária. Contou com a participação de Jorge Gonçalves, da Cooperativa Minga, que recordou os motivos que levaram um grupo de pessoas em Montemor-O-Novo à sua fundação, em 2015, bem como a opção pelo modelo multi-sectorial e o seu funcionamento.

O trabalho colaborativo de Montemor-o-Novo em foco numa conversa Umundu Lx

O trabalho colaborativo de Montemor-o-Novo em foco numa conversa Umundu Lx

No dia 11 de Outubro de 2020 a Minga participou numa conversa promovida pelo festival Umundu Lx com o tema ‘Construir territórios mais autónomos e sustentáveis a partir do trabalho colaborativo – O exemplo de Montemor-o-Novo’. A Minga foi representada pela Isabel da Comunicação da Minga, acompanhada por representantes de projectos com quem temos boas sinergias: a Oficinas do Convento, a A.Mor, a Rede Cidadania e o AKRA. Podem ver a gravação desta divertida conversa aqui.

Cooperativa Minga incuba Loja Nativa em São Luís

Cooperativa Minga incuba Loja Nativa em São Luís

A Cooperativa Minga disponibilizou a sua estrutura legal ao Espaço Nativa em São Luís, ajudando o projecto a dar os seus primeiros passos enquanto não tem estrutura para criarem a sua própria cooperativa. Os dinamizadores do Espaço Nativa estão a criar um espaço integrador que estimula a cooperação, baseando-se em práticas de economia circular, ecológicas e sociais na bio-região de S. Luís, Odemira. Querem oferecer às comunidades de S. Luís opções de consumo e serviços mais locais, orgânicos e justos, através de uma mercearia de produtos a granel, um snack-bar alternativo e um restaurante comunitário.

Decrescer para crescer

Decrescer para crescer

A Minga surge em destaque no Waking up on earth, um projecto que quer trazer consciência para a importância e urgência de cuidar do Planeta Terra e da importância de cada um nesse processo. O Jorge Gonçalves conversa com a Filomena Morais sobre a história da Minga, as suas secções, objectivos e relação com a região. Vejam aqui.


Tem alguma notícia que pode interessar à Minga? Contacta o Grupo de Comunicação!