Mundo Minga

Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo

Sobre a Minga

Monte dos Dorneis no Festival das Sopas

Monte dos Dorneis no Festival das Sopas

No fim-de-semana de 8, 9 e 10 de Novembro teve lugar a 16ª edição do Festival de Sopas de Montemor-o-Novo. A nossa cooperadora Helena, com a sua marca Monte dos Dorneis, esteve presente no festival com uma banca cheia de saborosos produtos.

Horário de Inverno

Horário de Inverno

Com o Outono vem a mudança de horário da Loja da Cooperativa Minga. A partir de Novembro, a nossa loja passa a abrir, da parte da tarde, das 15h às 19h. De manhã mantém-se o horário habitual das 9h às 13h.

Realimentar em Montemor-o-Novo

Realiza-se no dia 18 de Outubro uma sessão de informação e discussão sobre a alimentação, organizada pela Realimentar (Rede Portuguesa pela Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) e a Marca ADL. O programa tem início às 11h, e inclui apresentações da Rede Realimentar, da publicação anual do Observatório dos Direitos Humanos à Alimentação, e da Campanha nacional “Alimentação é direito!”.

Encontro sobre Moedas Sociais

Encontro sobre Moedas Sociais

A Cooperativa Terra Chã organiza, no dia 2 de Novembro, um Encontro sobre Moedas Sociais, em Chãos. Estará presente o presidente do Instituto valenciano de la Moneda Social, Miguel Yasuyuki Hirota, um animador de experiências de moedas sociais em vários locais do Mundo e um ativista da Economia Solidária. Também serão apresentadas algumas experiências de moedas sociais em Portugal (incluindo aqui em Montemor-o-Novo), e o caso inspirador do Banco Palmas, no Brasil.

Introdução à Sociocracia

Introdução à Sociocracia

Nos dias 6 e 7 de Dezembro, a Cooperativa Integral Minga, o Montado do Freixo do Meio e a Reflorestar Portugal organizam o curso Introdução à Sociocracia, com John Buck. Este curso introduzirá os participantes a um método que nos vai ajudar a trabalhar melhor em conjunto, a tomar melhores decisões de forma colectiva e a estruturar melhorar uma organização tendo por base a eficiência, a transparência e a equivalência.

Implementação de uma rede alimentar local

A Divercrop, um projecto de investigação internacional dinamizado desde a Universidade de Évora, organiza uma sessão participativa dedicada às redes alimentares locais. É já amanhã (4 de Outubro), em Mértola. O objectivo é criar uma plataforma de diálogo sobre a dinâmica dos sistemas agrícolas nos municípios de Alcoutim, Mértola e Serpa. O programa inclui uma apresentação da Cooperativa Integral Minga por Jorge Gonçalves. Mais informação aqui.


Tem alguma notícia que pode interessar à Minga? Contacta o Grupo de Comunicação!