Mundo Minga

Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo

Sobre a Minga

Nova loja on-line!

Nova loja on-line!

A Minga passou a ter uma loja on-line! Durante os últimos meses estivemos ocupados a tratar de tudo o que envolve uma loja on-line, desde os pagamentos aos envios, sem esquecer os produtos a vender. Estamos a começar com alguns produtos, nomeadamente toda a gama de produtos |âmbar|. Novos produtos dos nossos cooperadores vão ser acrescentados nos próximos tempos.

Seminário da RedPES

Seminário da RedPES

A Rede Portuguesa de Economia Solidária organizou, no passado dia 9, um seminário online abordou, de um ponto de vista teórico e prático, conceitos de gestão e produção e a sua possível contribuição para o fortalecimento da economia solidária. Contou com a participação de Jorge Gonçalves, da Cooperativa Minga, que recordou os motivos que levaram um grupo de pessoas em Montemor-O-Novo à sua fundação, em 2015, bem como a opção pelo modelo multi-sectorial e o seu funcionamento.

O trabalho colaborativo de Montemor-o-Novo em foco numa conversa Umundu Lx

O trabalho colaborativo de Montemor-o-Novo em foco numa conversa Umundu Lx

No dia 11 de Outubro de 2020 a Minga participou numa conversa promovida pelo festival Umundu Lx com o tema ‘Construir territórios mais autónomos e sustentáveis a partir do trabalho colaborativo – O exemplo de Montemor-o-Novo’. A Minga foi representada pela Isabel da Comunicação da Minga, acompanhada por representantes de projectos com quem temos boas sinergias: a Oficinas do Convento, a A.Mor, a Rede Cidadania e o AKRA. Podem ver a gravação desta divertida conversa aqui.

Cooperativa Minga incuba Loja Nativa em São Luís

Cooperativa Minga incuba Loja Nativa em São Luís

A Cooperativa Minga disponibilizou a sua estrutura legal ao Espaço Nativa em São Luís, ajudando o projecto a dar os seus primeiros passos enquanto não tem estrutura para criarem a sua própria cooperativa. Os dinamizadores do Espaço Nativa estão a criar um espaço integrador que estimula a cooperação, baseando-se em práticas de economia circular, ecológicas e sociais na bio-região de S. Luís, Odemira. Querem oferecer às comunidades de S. Luís opções de consumo e serviços mais locais, orgânicos e justos, através de uma mercearia de produtos a granel, um snack-bar alternativo e um restaurante comunitário.

Decrescer para crescer

Decrescer para crescer

A Minga surge em destaque no Waking up on earth, um projecto que quer trazer consciência para a importância e urgência de cuidar do Planeta Terra e da importância de cada um nesse processo. O Jorge Gonçalves conversa com a Filomena Morais sobre a história da Minga, as suas secções, objectivos e relação com a região. Vejam aqui.


Tem alguma notícia que pode interessar à Minga? Contacta o Grupo de Comunicação!