Mundo Minga

Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo

Sobre a Minga

O trabalho colaborativo de Montemor-o-Novo em foco numa conversa Umundu Lx

O trabalho colaborativo de Montemor-o-Novo em foco numa conversa Umundu Lx

No dia 11 de Outubro de 2020 a Minga participou numa conversa promovida pelo festival Umundu Lx com o tema ‘Construir territórios mais autónomos e sustentáveis a partir do trabalho colaborativo – O exemplo de Montemor-o-Novo’. A Minga foi representada pela Isabel da Comunicação da Minga, acompanhada por representantes de projectos com quem temos boas sinergias: a Oficinas do Convento, a A.Mor, a Rede Cidadania e o AKRA. Podem ver a gravação desta divertida conversa aqui.

Cooperativa Minga incuba Loja Nativa em São Luís

Cooperativa Minga incuba Loja Nativa em São Luís

A Cooperativa Minga disponibilizou a sua estrutura legal ao Espaço Nativa em São Luís, ajudando o projecto a dar os seus primeiros passos enquanto não tem estrutura para criarem a sua própria cooperativa. Os dinamizadores do Espaço Nativa estão a criar um espaço integrador que estimula a cooperação, baseando-se em práticas de economia circular, ecológicas e sociais na bio-região de S. Luís, Odemira. Querem oferecer às comunidades de S. Luís opções de consumo e serviços mais locais, orgânicos e justos, através de uma mercearia de produtos a granel, um snack-bar alternativo e um restaurante comunitário.

Decrescer para crescer

Decrescer para crescer

A Minga surge em destaque no Waking up on earth, um projecto que quer trazer consciência para a importância e urgência de cuidar do Planeta Terra e da importância de cada um nesse processo. O Jorge Gonçalves conversa com a Filomena Morais sobre a história da Minga, as suas secções, objectivos e relação com a região. Vejam aqui.

Procuramos produtores

Procuramos produtores

Continuamos à procura de produtores de hortícolas, leguminosas, cereais, flores, aromáticas, árvores e especialmente de fruta. Tem um vizinho que não sabe o que fazer aos excedentes? Conhecem um hortelão no vosso bairro que ficou sem canal de escoamento de produto? Sabem de quem deixe as laranjas ou limões cair ao chão porque ‘ninguém as quer’? Nós queremos!

Novos cooperadores: Terracrua Design

Novos cooperadores: Terracrua Design

A Terracrua Design é um colectivo de consultoria e design que actua profissionalmente desde 2015 na prestação de serviços especializados em aconselhamento, planeamento, implementação e gestão de projectos ecológicos regenerativos. Aliam os princípios da permacultura às várias áreas da engenharia convencional e procuram novas formas de lidar com o território e paisagem. Podem conhecê-los através do blog do projecto, página de Facebook ou através desta entrevista.


Tem alguma notícia que pode interessar à Minga? Contacta o Grupo de Comunicação!