
Mundo Minga
Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo
Sobre a Minga

Nova loja on-line!
A Minga passou a ter uma loja on-line! Durante os últimos meses estivemos ocupados a tratar de tudo o que envolve uma loja on-line, desde os pagamentos aos envios, sem esquecer os produtos a vender. Estamos a começar com alguns produtos, nomeadamente toda a gama de produtos |âmbar|. Novos produtos dos nossos cooperadores vão ser acrescentados nos próximos tempos.

Seminário da RedPES
A Rede Portuguesa de Economia Solidária organizou, no passado dia 9, um seminário online abordou, de um ponto de vista teórico e prático, conceitos de gestão e produção e a sua possível contribuição para o fortalecimento da economia solidária. Contou com a participação de Jorge Gonçalves, da Cooperativa Minga, que recordou os motivos que levaram um grupo de pessoas em Montemor-O-Novo à sua fundação, em 2015, bem como a opção pelo modelo multi-sectorial e o seu funcionamento.

O trabalho colaborativo de Montemor-o-Novo em foco numa conversa Umundu Lx
No dia 11 de Outubro de 2020 a Minga participou numa conversa promovida pelo festival Umundu Lx com o tema ‘Construir territórios mais autónomos e sustentáveis a partir do trabalho colaborativo – O exemplo de Montemor-o-Novo’. A Minga foi representada pela Isabel da Comunicação da Minga, acompanhada por representantes de projectos com quem temos boas sinergias: a Oficinas do Convento, a A.Mor, a Rede Cidadania e o AKRA. Podem ver a gravação desta divertida conversa aqui.

Cooperativa Minga incuba Loja Nativa em São Luís
A Cooperativa Minga disponibilizou a sua estrutura legal ao Espaço Nativa em São Luís, ajudando o projecto a dar os seus primeiros passos enquanto não tem estrutura para criarem a sua própria cooperativa. Os dinamizadores do Espaço Nativa estão a criar um espaço integrador que estimula a cooperação, baseando-se em práticas de economia circular, ecológicas e sociais na bio-região de S. Luís, Odemira. Querem oferecer às comunidades de S. Luís opções de consumo e serviços mais locais, orgânicos e justos, através de uma mercearia de produtos a granel, um snack-bar alternativo e um restaurante comunitário.

Minga e âmbar na RTP
A Minga apareceu na Rota N2, um programa da RTP1. O Miguel Almeida apresenta a cooperativa e explica as suas secções e formas de colaborar, a partir do minuto 24 da Parte 1. A âmbar também esteve presente, divulgando o seu trabalho e dando um tratamento à pele da apresentadora Isabel Angelino, no minuto 43 da Parte 5.

Decrescer para crescer
A Minga surge em destaque no Waking up on earth, um projecto que quer trazer consciência para a importância e urgência de cuidar do Planeta Terra e da importância de cada um nesse processo. O Jorge Gonçalves conversa com a Filomena Morais sobre a história da Minga, as suas secções, objectivos e relação com a região. Vejam aqui.

Animar promove conversa entre cooperativas
As cooperativas associadas à rede Animar fizeram uma pequena apresentação da sua actividade num encontro/videoconferência realizado no dia 4 de Junho de 2020. Estiveram presentes a ACIP, Atlas, Coolabora, CRESAÇOR, ECOS, Grow in Peace, Produtos da nossa Aldeia, Rurambiente, SEIES, Taipa, e UNINORTE. E ainda, como convidada, a cooperativa Minga, com o Jorge Gonçalves.

A Minga no É p’ra amanhã!
Estreou no passado dia 17 de Maio a série É p’ra amanhã, na SIC. A série de cinco episódios dá a conhecer as pessoas e iniciativas em Portugal que trabalham diariamente para construir um futuro mais sustentável. A Minga aparece no episódio dedicado ao tema da Economia.

Empreendedorismo e Inovação em Contexto Local
O Monte — Desenvolvimento Alentejo Central publicou uma série de entrevistas sobre iniciativas locais de estímulo à empregabilidade e empreendedorismo, inovação e capacitação no Alentejo. Inclui uma entrevista ao Jorge Gonçalves da Cooperativa Minga, onde percebemos o início do projecto Minga e a sua actual área de acção.

A Minga na apresentação de Daniel Christian Wahl
Daniel Christian Wahl, autor de Designing Regenerative Cultures, deu uma conferência sobre o tema “How to redesign the human impact on Earth?” e considera a Minga um exemplo interessante como pequena organização que procura entrelaçar as várias pessoas da região com vista à regeneração social, económica e ambiental.
Próximos #16
sem eventos agendados