Mundo Minga

Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo

Sobre a Minga

Café de Nicarágua

Café de Nicarágua

Já se questionou donde vem o café que consome? A maioria do café que consumimos vem do Brasil, Vietname, Colômbia e Indonésia (60%). O café que vendemos na Minga é-nos fornecido pela Cooperativa Espanica Comercio Justo, um projecto de economia alternativa, e vem da Nicarágua.

Círculo de Ideias para Casa Branca

Círculo de Ideias para Casa Branca

A Minga convida para participar no Círculo de Ideias para Casa Branca, na tarde de Domingo 21 de Julho (14h30-18h00). Este evento faz parte da programação do Festival PréOcupada 2019. Com recurso à dinâmica do World Café vamos debater várias questões relacionadas com o presente e o futuro da aldeia de Casa Branca.

Não há Casos em Branco

Não há Casos em Branco

Na sexta-feira 19 de Julho inaugura a exposição ‘Não há Casos em Branco’, desenvolvida pela Cooperativa Integral Minga para o Festival PréOcupada 2019, organizado pelas Oficinas do Convento. É o resultado do convite lançado pelas Oficinas do Convento para desenvolver um processo participativo de identificação de recursos e necessidades em Casa Branca, uma pequena aldeia ferroviária a 20 minutos de Montemor-o-Novo, que actualmente está a sofrer um processo de despovoamento.

Commonspoly em Português

Commonspoly em Português

Já está on-line a tradução portuguesa do manual do jogo Commonspoly, um jogo de tabuleiro inovador que vira o tradicional Monopólio de avesso, desafiando os jogadores a trabalhar em conjunto em vez de competir.

A Minga no Festival Aldeia Viva

A Minga no Festival Aldeia Viva

  Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo Minga | Agricultura & Horta | Habitação & Construção | Energias renováveis | Marcas, produtos e serviços | Movimento cooperativo No dia 7 de Julho o Jorge Gonçalves esteve na quarta edição do Festival...

Conversas à Volta da Sustentabilidade Rural

Conversas à Volta da Sustentabilidade Rural

A convite da Associação Oficinas Do Convento, a Minga vai à Pre0cupada 2019 conversar sobre sustentabilidade rural. Convidámos estruturas cujo trabalho incide e reflecte sobre a sustentabilidade e dinamização rural. São projectos que têm implementado soluções práticas e criativas para viver o meio rural de uma forma sustentável em termos sociais, económicos e ambientais.

Dia do Decrescimento (1 de Junho)

Dia do Decrescimento (1 de Junho)

Nada como convívio e boa comida caseira para lembrar que não é só (ou principalmente) o PIB que mede o nosso bem-estar. No Dia Internacional do Decrescimento a Minga convida para partilhar um piquenique connosco e conhecer o jogo Commonspoly, em que temos que cooperar para promover os bens comuns e evitar a privatização da sociedade por parte de maliciosos Especuladores. Para os novos haverá muita diversão na Festa da Criança, organizada pela Câmara Municipal para assinalar o Dia da Criança. 1 de Junho, a partir das 13h, no Parque Urbano.

Reunião de produtores e fornecedores de hortícolas da Minga

Reunião de produtores e fornecedores de hortícolas da Minga

No dia 9 de Maio a Minga convida agricultores, horticultores e outros interessados para falar de possíveis novos canais de escoamento e planear a produção da próxima temporada. Esta reunião é aberta a interessados, mesmo que ainda não associados. Procuramos produtores do concelho que produzam hortícolas, frutas, leguminosas, cereais ou outros produtos alimentares.


Tem alguma notícia que pode interessar à Minga? Contacta o Grupo de Comunicação!