Mundo Minga

Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo

Sobre a Minga

Cooperativas integrais e o modelo Minga

Cooperativas integrais e o modelo Minga

No dia 18 de Abril, às 11h, o Jorge Gonçalves apresentou o modelo das cooperativas integrais num live stream.
Partilhou conhecimento e questões teóricas e práticas sobre a criação de cooperativas integrais, enquanto alternativas concretas ao sistema organizativo predominante. Temas abordados foram a economia solidária, decrescimento, como observar um território e sonhar a sua sustentabilidade económica, social e formas de comunicação e envolvimento da comunidade.

Alterações de horário da loja

Alterações de horário da loja

A fim de cumprir com as recomendações e medidas decretadas para o comércio, a Loja da Minga passou a funcionar no horário de 9h-13h e 14h-17h, e o acesso à mesma é restringida a duas pessoas de cada vez. Existe, dentro da capacidade de resposta na loja, a possibilidade de fazer uma encomenda prévia por telefone (266 098 354) para depois a vir recolher.

Casa Branca, Agora

Casa Branca, Agora

No dia 29 de Fevereiro voltamos a encontrar-nos em Casa Branca com a população e outros interessados, com o intuito de partilhar os vários projetos em curso. Às 17h estão bem-vindos para uma conversa em regime de mesa posta (onde cada um é convidado a levar algo para partilhar), na Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Casa Branca. Este encontro pretende promover a troca de opiniões com todos os presentes na fundamentação das ideias e planos em curso.

É preciso decrescer para viver melhor?

É preciso decrescer para viver melhor?

No dia 8 de Fevereiro a Rede para o Decrescimento veio de visita a Montemor-o-Novo para conhecer as iniciativas e pessoas que trabalham no território. De manhã estivemos no Mercado para nos conhecer a todos. Seguiu-se um almoço KM0 preparado pela Dona Olinda, no Café Tobias. A tarde foi dedicada aos temas do decrescimento e cuidado nas iniciativas locais, com base no trabalho de investigação desenvolvido pela socióloga Graça Rojão.

Hatha Yoga Matinal

Hatha Yoga Matinal

O yoga é a ciência da vida correta e como tal destina-se a ser incorporado na vida quotidiana, começando logo de manhã! Os madrugadores vão poder fazer a prática do Hatha Yoga matinal a partir do mês que vem: com a Inês Sambas, no Espaço Integral, nos mesmos dias de sempre – às terças e quintas – bem cedinho às 8h30. Aproveitem para começar bem o dia, equilibrados, focados e cheios de energia.

Lançamento do Almanaque Agroflorestal Plantei.eu

Lançamento do Almanaque Agroflorestal Plantei.eu

Na próxima sexta-feira 31 de Janeiro vamos lançar o almanaque florestal Plantei.eu. O foco deste almanaque é a criação e conservação de zonas de floresta autóctone, a recuperação de paisagens e ecossistemas e a produção alimentar em ambientes ricos em vida. O programa inclui uma conversa sobre o solo e a apresentação de uma exposição de aguarela de Miguel Schreck, que ilustrou este almanaque. Tudo seguido de jantar pela Cantina do Mambo. Nas Oficinas do Convento, às 18h30

Prémio Newbie 2019

Prémio Newbie 2019

Está aberta uma nova edição do Prémio Newbie para novos empresários agrícolas no Alentejo. Este prémio é promovido dentro do contexto do Projecto Europeu Newbie, coordenado pelo ICAAM (Universidade de Évora), e tem por objectivo premiar modelos inovadores de negócios agrícolas que conseguem ultrapassar as barreiras com que novos empresários agrícolas se deparam.


Tem alguma notícia que pode interessar à Minga? Contacta o Grupo de Comunicação!