Conta de Cooperador Minga

A conta de Cooperador Minga é a plataforma utilizado para gerir seus negócios e projectos em nosso ecossistema (nos termos económicos e de decisão). Através da sua conta, pode facturar os seus produtos e/ou serviços, aceder à contabilidade organizada (para reaver IVAs, justificar custos/receitas), pagar fornecedores e receber todo suporte necessário para desenvolver os seus negócios e projetos.

Serviço de Gestão de Contas – Contactos e Horários

Contacto de email: tesouraria@mingamontemor.pt

Para questões de carácter mais imediato, dispomos do seguinte número telefónico de assistência disponível nos dias úteis das 9:00 às 13:00: 911 952 505 

Como funciona para faturar a clientes?

Para emissão de factura, envie um email para tesouraria@mingamontemor.pt com os seguintes dados:

  • NIF (número de contribuinte)
  • Nome e Morada do Cliente
  • Descrição do produtos/serviços vendidos, incluindo quantidades e valor
  • Indicação do percentual de IVA a aplicar. Em caso de isenção, indicar o motivo da mesma.

A factura será enviada por email através do programa de faturação.
O pagamento deverá ser realizado para a conta da Minga, cujo NIB se encontra na factura. Caso seja pago directamente ao cooperador, este deverá transferir a quantia para a conta da cooperativa como se tivesse sido o cliente.

Entrega de facturas de despesas para reembolso

As facturas de despesas decorrentes das suas actividades têm de ser entregues no máximo até ao dia 6 do mês seguinte.

Estas deverão ser entregues em formato papel e, se possível, digitalizadas. 

Detalhes e métodos de entrega:

  • Facturas em papel: entregues presencialmente no escritório da Minga (na loja) ou enviar pelo correio para:

Cooperativa Minga
A/C tesouraria
Largo Machado dos Santos 10,
7050-135 Montemor-o-Novo

  • Facturas digitalizadas: para o email de sempre tesouraria@mingamontemor.pt
  • Pede-se por favor que agrupem as facturas por mês
  • O reembolso será feito no prazo máximo de 5 dias úteis

Facturas de despesas entregues posteriormente não serão consideradas.

Pagamento de facturas pela Cooperativa a fornecedores

Facturas a pagar directamente aos fornecedores devem acumular um valor mínimo de 200 €. Os dados de transferência e as facturas devem ser enviados para tesouraria@mingamontemor.pt.

O que posso fazer com o dinheiro que entra para a minha conta?

Do valor da fatura (sem IVA) tiram-se os 5% do serviço de gestão de contas. O valor restante fica em saldo do cooperador. Esse valor pode ser utilizado de três maneiras:

  • Reembolso de Despesas, através da apresentação de custos associados à execução dos projectos (matérias-primas, transportes, alimentação, estadias, serviços contratados, etc.). No caso de actividades com IVA, o cooperante poderá reaver o IVA das faturas apresentadas (as que são elegíveis).
  • Pagamento a fornecedores de produtos e/ou serviços através de factura ou recibo verde*. 
  • Via salários, nomeadamente de contratos a tempo inteiro ou parcial, os quais são feitos a termo indeterminado, podendo ser interrompidos caso o cooperador deixe de ter facturação suficiente.
  • Via Saldo Minga (saldo interno que pode ser usado para transacionar com os demais cooperadores ou na loja e nos serviços oferecidos pela cooperativa).

*No caso dos recibos verdes apresentados por fornecedores de serviços pode haver retenção adicional de 10% do valor devido a custos de Segurança Social.