Conta de Cooperador Minga
A conta de Cooperador Minga é a plataforma utilizado para gerir seus negócios e projectos em nosso ecossistema (nos termos económicos e de decisão). Através da sua conta, pode facturar os seus produtos e/ou serviços, aceder à contabilidade organizada (para reaver IVAs, justificar custos/receitas), pagar fornecedores e receber todo suporte necessário para desenvolver os seus negócios e projetos.
Serviço de Gestão de Contas – Contactos e Horários
Contacto de email: tesouraria@mingamontemor.pt
Para questões de carácter mais imediato, dispomos do seguinte número telefónico de assistência disponível nos dias úteis das 9:00 às 13:00: 911 952 505
Como funciona para faturar a clientes?
Para emissão de factura, envie um email para tesouraria@mingamontemor.pt com os seguintes dados:
- NIF (número de contribuinte)
- Nome e Morada do Cliente
- Descrição do produtos/serviços vendidos, incluindo quantidades e valor
- Indicação do percentual de IVA a aplicar. Em caso de isenção, indicar o motivo da mesma.
A factura será enviada por email através do programa de faturação.
O pagamento deverá ser realizado para a conta da Minga, cujo NIB se encontra na factura. Caso seja pago directamente ao cooperador, este deverá transferir a quantia para a conta da cooperativa como se tivesse sido o cliente.
Entrega de facturas de despesas para reembolso
As facturas de despesas decorrentes das suas actividades têm de ser entregues no máximo até ao dia 6 do mês seguinte.
Estas deverão ser entregues em formato papel e, se possível, digitalizadas.
Detalhes e métodos de entrega:
- Facturas em papel: entregues presencialmente no escritório da Minga (na loja) ou enviar pelo correio para:
Cooperativa Minga
A/C tesouraria
Largo Machado dos Santos 10,
7050-135 Montemor-o-Novo
- Facturas digitalizadas: para o email de sempre tesouraria@mingamontemor.pt
- Pede-se por favor que agrupem as facturas por mês
- O reembolso será feito no prazo máximo de 5 dias úteis
Facturas de despesas entregues posteriormente não serão consideradas.
Pagamento de facturas pela Cooperativa a fornecedores
Facturas a pagar directamente aos fornecedores devem acumular um valor mínimo de 200 €. Os dados de transferência e as facturas devem ser enviados para tesouraria@mingamontemor.pt.
O que posso fazer com o dinheiro que entra para a minha conta?
Do valor da fatura (sem IVA) tiram-se os 5% do serviço de gestão de contas. O valor restante fica em saldo do cooperador. Esse valor pode ser utilizado de três maneiras:
- Reembolso de Despesas, através da apresentação de custos associados à execução dos projectos (matérias-primas, transportes, alimentação, estadias, serviços contratados, etc.). No caso de actividades com IVA, o cooperante poderá reaver o IVA das faturas apresentadas (as que são elegíveis).
- Pagamento a fornecedores de produtos e/ou serviços através de factura ou recibo verde*.
- Via salários, nomeadamente de contratos a tempo inteiro ou parcial, os quais são feitos a termo indeterminado, podendo ser interrompidos caso o cooperador deixe de ter facturação suficiente.
- Via Saldo Minga (saldo interno que pode ser usado para transacionar com os demais cooperadores ou na loja e nos serviços oferecidos pela cooperativa).
*No caso dos recibos verdes apresentados por fornecedores de serviços pode haver retenção adicional de 10% do valor devido a custos de Segurança Social.