Mundo Minga
Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo
A Minga na revista “Transrural Initiatives”
A Minga apareceu na revista francesa Transrural Initiatives, na edição de Dezembro de 2019 (n. 477, p. 16-17). O artigo, da autoria de Jade Lemaire, relata a visita de uma delegação francesa a projectos agrícolas no Alentejo, no âmbito do projecto internacional Newbie, coordenado pelo ICAAM (Universidade de Évora).
Deixamos aqui a tradução dos parágrafos relativos à Cooperativa:
Minga, Cooperativa Integral
A Universidade [de Évora] também segue de perto a Cooperativa Integral Minga, em Montemor-o-Novo. A cooperativa promove a auto-construção de habitações ecológicas, fornece serviços de contabilidade e de comunicação e estimula uma agricultura sustentável, tendo uma loja de produtos locais. “Qualquer habitante que tem um produto pode pô-lo na loja”, assegura Miguel Almeida, tesoureiro da cooperativa. Helena e Rosa Mateus assim o têm feito. Estas duas irmãs, emigradas em França com pais portugueses, sonham em abrir um restaurante na quinta familiar. Helena adiantou-se à sua irmã para cuidar dos pais já de idade, enquanto trabalha no que mais gosta: a cozinha e o jardim. “A Cooperativa Minga ajudou-me imenso com as informações administrativas, e deram-me a oportunidade de testar os meus produtos na loja: compotas, chutneys, pickles, etc.” Graças à cooperativa, Helena e Rosa puderam também conhecer produtores locais e enriquecer-se com as experiências da rede. A Minga tem desempenhado este papel de incubadora face ao pouco acompanhamento [público] à instalação de pessoas na agricultura.”
Em relação à última frase, reproduzimos também as palavras de Jean-Baptiste Cavalier, coordenador da Réseau National des Espaces Tests Agricoles de França, com que o artigo fecha:
Através do Newbie tenho-me apercebido de que em França temos um sistema muito bem equipado de acompanhamento à instalação no campo, com muitas estruturas diferentes e financiamento público. Em cada principiante na agricultura que visitámos em Portugal, houve alguém que desempenhou também este papel. Eles tiveram acompanhamento, mas foi graças a iniciativas isoladas [e não a políticas públicas]: a Minga, o Freixo do Meio …
Webinar ‘Como transitar para um modelo de economia circular?’
Mundo Minga
Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo