Mundo Minga
Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo
Ajudada formativa: Implantação de uma agrofloresta
Sábado 23 de Fevereiro, a partir das 9h
Aprender partilhando | Ajudadas Minga | Agrofloresta
No Sábado 23 de Fevereiro haverá ajudada na Quinta dos Agoras (quinta agro-ecológica associada e abastecedora da Minga), junto ao Rio Almansor.
Vamos plantar e lançar os sementes de um ecossistema florestal complexo e abundante, implantando uma agrofloresta desenhada em modo permacultural. Teremos cerca de 80 árvores de folha caduca e muitos sementes e estacas para pôr na terra. Vamos aproveitar o solo preparado por um sistema de key-lines (curvas de nível), criado com uma alfaia yeomans. A plantação será coordenada por José Mateus, e contará também com os conhecimentos de Bernardo Só-Nogueira.
Como de costume, haverá almoço partilhado e um passeio pelos ares frescos do rio.
Para nos ajudar a preparar a ajudada, agradecemos que confirma a sua participação para comunicacao@mingamontemor.pt. Pelo mesmo endereço também pode colocar qualquer questão ou dúvida que possa haver.
Recomenda-se trazer roupa e calçado adequado.
Localização: 38°38’21.0″N+8°11’46.8″W
José Mateus é biólogo e apaixonado pela natureza e pelos processos naturais. Desde cedo descobriu a sua curiosidade pelo mundo vivo que o rodeia. Dos fungos às plantas, tem trabalhado e desenvolvido projectos na área da agricultura, ambiente e biodiversidade durante os últimos anos. Investigador autodidacta, traz-nos a sua visão de como criar sistemas biodiversos complexos, adequados à criação de abundância para pessoas e animais, como alternativa ao sistema de escassez em que vivemos.
Bernardo Sá-Nogueira é adepto de visões e aplicações alternativas aos modelos vigentes das sociedades actuais. Desde 2010 estuda, partilha e aplica a ética da Permacultura quer em contextos ambientais quer sociais. Nesta viagem já colaborou em Portugal desde Amarante a Tavira, passando por ecossistemas na Alemanha, Canárias, Lisboa, Nova Zelândia, Açores, Timor-Leste, Madeira, Bulgária, Austrália, Madrid e agora Montemor-o-Novo. Completou os estudos superiores em Biologia Ambiental na FCUL, Lisboa mas a Permacultura é que trouxe clareza sobre a importância dos saberes locais, dos saberes das pessoas da terra e de quão importante é respeitar a diferença e a diversidade. Actualmente trabalho na Herdade do Freixo do Meio.
Webinar ‘Como transitar para um modelo de economia circular?’
Mundo Minga
Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo