Mundo Minga
Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo
Conversa sobre o Envelhecimento com Qualidade
Envelhecimento com Qualidade – como se pode aprender conversando
No dia 4 de Novembro a Cooperativa Integral Minga organizou, em parceria com a Fundação Pulido Valente e o projecto Mais Participação, Melhor Saúde, uma conversa sobre a saúde, focada sobretudo no tema do envelhecimento com qualidade.
Há um resumo desta conversa disponível aqui.
Gerir o nosso envelhecimento significa adaptarmo-nos, em todos os aspetos da nossa vida, à idade que temos. O envelhecimento é um processo natural inerente à vida, em que há redução de reservas funcionais de órgão. Quando ocorre desequilíbrio surge a doença, mas o envelhecimento por si só não é uma doença. É antes um orgulho e um prazer de quem tem a honra de o poder atingir.
Saber atingir este período da nossa vida com qualidade exige conhecimento sobre a sua saúde e como preservá-la. Esta é por isso uma conversa quer para pessoas de idade, quer para quem ainda não lá chegou. Para nos ajudar a pensar sobre este tema contamos com Isabel do Carmo, ex-diretora do Serviço de Endocrinologia do Hospital de Santa Maria (Lisboa), e Isabel Pulido Valente Machado, médica e aluna de Doutoramento da Escola Nacional de Saúde Pública na área de Gestão de Cuidados Médicos Geriátricos.
Venha descobrir o elixir da juventude que pode desabrochar de um envelhecimento saudável.
A Fundação Professor Francisco Pulido Valente tem vindo a promover o conhecimento científico, a cultura e a cidadania desde a sua fundação em 1991. Mais Participação, Melhor Saúde é um projeto do Grupo de Ativistas em Tratamento que promove a participação e capacitação de pessoas, com ou sem doença, na política de saúde e no SNS.
Isabel do Carmo doutorou-se a agregou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na qual é hoje professora. Trabalhou no Hospital de Santa Maria, onde foi directora do Serviço de Endocrinologia.
Isabel Pulido Valente Machado é assistente hospital de medicina interna desde 2013, com formação especializada no Hospital de São José. Actualmente trabalha no Hospital Trofa Saúde Amadora. Está a fazer estudos de doutoramento na área de Gestão de Cuidados Médicos Geriátricos na Escola Nacional de Saúde Pública, interessando-se sobretudo em geriatria, cuidados paleativos e dor.
Webinar ‘Como transitar para um modelo de economia circular?’
Mundo Minga
Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo