Mundo Minga
Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo
Conversas à Volta da Sustentabilidade Rural
20 de Julho | 14h30
Escola de Casa Branca, Montemor-o-Novo
Entrada livre
A convite da Associação Oficinas Do Convento, a Minga vai à Pre0cupada 2019 conversar sobre sustentabilidade rural. Convidámos estruturas cujo trabalho incide e reflecte sobre a sustentabilidade e dinamização rural. São projectos que têm implementado soluções práticas e criativas para viver o meio rural de uma forma sustentável em termos sociais, económicos e ambientais.
Além desta conversa apresentamos também uma exposição sobre o passado, presente e futuro de Casa Branca e um Círculo de Ideias. Ver todo o programa aqui.
Programa
14h30 – Cooperativa Integral Minga
15h – Associação BioEco + Comunidade Ananda Kalyani
16h – Vernacularmente
17h – Palombar
18h – Conclusões
Cooperativa Integral Minga
A Minga é uma experiência de economia solidária em Montemor-o-Novo e surge para promover o seu desenvolvimento, numa lógica de consumo local e de responsabilidade ambiental e social. Facilita aos cidadãos produtos e serviços e promove oportunidades de auto-emprego. Como Cooperativa Integral pretende actuar em todos os ramos necessários ao viver, e surge como plataforma de convergência e de transição para uma economia mais limpa, justa e ligada às pessoas.
https://mingamontemor.pt
BioEco – Associação de Agricultura Biológica e AgroEcológica + Comunidade Ananda Kalyani
Alexandre Ferreira da Silva vem apresentar o projecto da associação BioEco, uma estrutura que promove e desenvolve a agricultura biológica e agroecológica na região da Beira Interior, numa lógica cooperativa e colaborativa e através dum modelo de gestão participativo e inclusivo. Apresenta também a comunidade intencional de Ananda Kalyani, uma comunidade rural baseada em princípios ecológicos no centro de Portugal, perto da Reserva Natural da Serra da Estrela, cuja produção abastece os seus dois restaurantes e mercados ecológicos locais.
https://www.facebook.com/AssociacaoBIOECO/
https://www.facebook.com/anandafestivalportugal/
https://anandakalyani.org/
Vernacularmente
Victoria Dominguez Ruiz apresenta a Vernacularmente, uma organização que trabalha o património e a sustentabilidade com vista à construção duma nova realidade rural. Trabalha territórios vulneráveis, em risco de despovoamento, detectando potencialidades, ajudando à reflexão sobre oportunidades de desenvolvimento, promovendo a criatividade e dinâmicas de grupo para construção de comunidade e elaborando um conjunto de iniciativas que fomentam o património vernáculo, tanto cultural como natural.
Palombar
A Palombar é uma associação que tem focado o seu trabalho na conservação da biodiversidade e ecossistemas selvagens e na preservação de património rural com recurso a técnicas tradicionais de construção. Através de uma acção continuada em diversas frentes, a Palombar pretende sobretudo dinamizar territórios rurais, frequentemente em estado de abandono, privilegiando não só a intervenção directa no terreno, mas também a transmissão do conhecimento que orientou a gestão sustentável da paisagem pelas populações durante séculos.
http://www.palombar.pt/
Webinar ‘Como transitar para um modelo de economia circular?’
Mundo Minga
Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo