Mundo Minga
Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo
Lançamento do Almanaque Agroflorestal Plantei.eu
No dia 31 de Janeiro vai ser lançado o Almanaque Agroflorestal Plantei.eu, um projecto que quer pôr as pessoas a plantar floresta! O Plantei.eu é um projecto de produção de conteúdos e divulgação de conhecimento sobre práticas agrícolas e florestais regenerativas. Nele colaboraram os cooperadores Isabel Pinto Coelho (gestão de projecto), o Bernardo Sá Nogueira (revisões técnicas) e o Alexandre Castro aka Fim do Meio (programação), em conjunto com a designer Joana Torgal, o ilustrador Miguel Schreck, entre outras colaborações.
O programa inclui uma conversa sobre o solo, suporte essencial para os sistemas florestais e agrícolas e para a vida animal. É um recurso natural finito — a sua perda ou degradação não é recuperável no espaço duma geração — mas essencial para um eco-sistema sustentável. Também estarão em exposição as aguarelas originas que ilustram o almanaque.Tudo seguido de jantar pela Cantina do Mambo. Às 18h30, nas Oficinas do Convento.
Sobre o evento e o projecto, ver o facebook, instagram ou o site (online em breve).
Plantei.eu é um projecto de produção de conteúdos e divulgação de conhecimento sobre práticas agrícolas e florestais sustentáveis. Pretende reunir e simplificar conhecimento, criando uma ferramenta de fácil consulta no dia-a-dia e introduzindo novos agricultores a práticas agrícolas sustentáveis. O nosso foco foi a criação e conservação de zonas de floresta autóctone, a recuperação de paisagens e ecossistemas e a produção alimentar em ambientes ricos em vida. Plantei.eu é publicado em formato Alamanaque e também com o website associado (www.plantei.eu, brevemente disponível), onde os utilizadores podem consultar informação mais detalhada sobre práticas regenerativas.
Foi-nos possível produzir este Almanaque graças ao programa de financiamento No Planet B! financiado pela AMI – Assistência Médica Internacional, co-financiado pela European Commission – Development & Cooperation – EuropeAid e pelo Camões, I.P. que nos permitiu financiar a equipa de criação do almanaque, design, produção e distribuição.
Webinar ‘Como transitar para um modelo de economia circular?’
Mundo Minga
Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo