Cooperativa de Habitação Económica e Ecológica (CHEE)

A Cooperativa de Habitação Económica e Ecológica foi uma proposta lançada pela Minga em 2014. O objectivo desta proposta era e continua a ser a construção de espaços de habitação e trabalho em Montemor-o-Novo, servindo preferencialmente a população local sem acesso à casa própria, nomeadamente devido à precariedade laboral ou a falta de acesso ao crédito. Na sua base está a constatação das dificuldades no acesso à habitação a preços acessíveis em Montemor-o-Novo. Enquanto no centro histórico há muitos edifícios em ruína, são poucos os que estão à venda e os preços mantêm-se elevados para a condição económica de muitas pessoas e agregados. Responde por este meio à falta de estratégias públicas para tornar efectiva o direito constitucional à habitação, e à necessidade de criar mecanismos de atracção e fixação de novas populações no interior do país.

Como indica o nome, inspira-se no modelo das históricas Cooperativas de Habitação Económica (CHE), mas propondo incluir três novas componentes:

  1. Do ponto de vista urbanístico e arquitectónico, pretende um desenho em continuidade com o centro histórico de Montemor-o-Novo e que reencontre a ligação algo esquecida da cidade ao rio.
  2. Em termos económicos promove a auto-construção (com apoio técnico) e o uso de materiais locais, conciliando o baixo custo com elevada qualidade habitacional.
  3. Por fim, terá uma componente ecológica, nomeadamente no que diz respeito à utilização de energias renováveis, gestão e tratamento de recursos hídricos e resíduos e minimização dos custos de manutenção associados às infra-estruturas de rede.

A implementação de uma CHEE de escala relativamente pequena poderá servir como experiência-piloto que permita o desenvolvimento de um model replicável.

Ver a proposta completa em pdf.

Para mais informações ou pormenores do projecto, contactar habitacao@mingamontemor.pt.