Mundo Minga
Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo
Como criar uma Cooperativa Integral, em Leiria
Nos dias 18 e 19 de Janeiro (2020) realizou-se mais uma formação ‘Como criar uma Cooperativa Integral‘, desta vez em Leiria, com a Quinta da Bela Vista. As salas de aula eram assim
Obrigada à Maria Kowalski por ter promovido este encontro e obrigado aos participantes!
O que é uma Cooperativa Integral?
Ao contrário das cooperativas que se focam num ou poucos ramos de actividade, uma cooperativa integral tenta operar em todos os ramos de actividade social e económica necessários ao viver, desde a produção de todo o tipo de bens e serviços ao desenvolvimento de projectos em áreas como a saúde, a educação ou a habitação. São cooperativas de base territorial que pretendem assim promover uma economia de proximidade, reforçar a relação entre produtores e consumidores (cidadãos em geral), a partilha de necessidades e a procura de soluções comuns.
Uma cooperativa integral quer contribuir para aumentar a resiliência das sociedades, tornando-as mais capazes a resolver os desafios que se lhes colocam e a aproveitar os recursos que estão disponíveis, quer humanos quer naturais. As cooperativas integrais têm ainda preocupações ambientais: pretendem promover processos de produção que minimizem impactos ecológicos negativos e que sejam maioritariamente de origem local. No caso de produtos que não sejam produzidos localmente, privilegiam as lógicas de comércio justo, em que a maior parte do preço de venda é entregue aos produtores e não a intermediários, e processos de produção que respeitam os direitos dos trabalhadores e princípios ecológicos.”
A formação terá como fundamento a partilha de conhecimento e de questões teórico-práticas sobre a criação de cooperativas integrais.
18 de janeiro – 10h30 às 18h30
Introdução à economia solidária e ao decrescimento, análise de território, questões legais e estratégicas na criação de cooperativas, assim como a sua sustentabilidade económica, social e formas de comunicação/envolvimento da comunidade. Serão também abordadas as questões sectoriais associadas e processos de decisão.
19 de janeiro – 10h30 às 18h30
Os participantes terão espaço para desenhar um projeto de uma cooperativa para os seus territórios, incluindo análise de território, planeamento estratégico, financeiro, ainda com espaço para discussão de ideias e estratégias para melhor implementação dos projetos.
FORMADOR
Jorge Gonçalves é doutorado em economia pela Universidade Técnica de Berlim. É um dos fundadores da Cooperativa Integral Minga, em Montemor-o-Novo, sendo atualmente o seu presidente. Trabalhou em projetos de desenvolvimento rural na Índia, Tailândia, Indonésia, e foi coordenador de estudos de impacto na área das energias renováveis em vários países da América Latina como consultor para a PTB (Alemanha) e CEPAL (ONU). Está envolvido também na criação de uma moeda local para Montemor (Associação A.Mor), e no projeto de troca de sementes Plantei.eu.
Mais informações:
qtabelavista@gmail.com
qtabelavista.wixsite.com/quintabelavista
Webinar ‘Como transitar para um modelo de economia circular?’
Mundo Minga
Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo