Mundo Minga
Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo
Vegetais e legumes da Minga para S. Mateus
Na horta da Minga o senhor João pica as ervas. Por enquanto a primavera que chegou trouxe frio, vento e humidade. Com as chuvas do final do inverno a terra está francamente ensopada, esperando o calor. As alfaces e as couves, o alho francês e os coentros porém, não se queixam do excesso da água. E por estes dias é tempo de preparar as culturas de verão, legumes que estarão prontos nos meses de calor como o tomate, as courgetes, as abóboras, os pimentos.
À quinta-feira a carrinha da Minga carrega os vegetais para entrega na Escola de S. Mateus. Esta parceria entre a cooperativa e a União de Freguesias assegura, desde o início de 2017, o fornecimento de vegetais, fruta e legumes a esta Escola. Com o programa pretende-se garantir uma alimentação saudável e de qualidade, sem pesticidas, às crianças do concelho, promovendo ao mesmo tempo a agricultura e o emprego locais.
Para as crianças da Escola o trabalho de horta já não é estranho. Por um lado, como assegura Paula Maximino, educadora e coordenadora do projecto da Escola de S. Mateus, a maioria delas tem muito presente a experiência da ligação dos avós (e nalguns casos, pais) à faina da terra na cultura de legumes e vegetais. O projecto da Horta do Mateus, por outro lado permite que sejam os próprios miúdos a tratar da terra, das sementeiras, plantio e apanha despertando a consciência para todas as funções essenciais na produção dos alimentos. A aprendizagem deveria incluir saberes da tradição local no trabalho da terra, refere a educadora, e se fizerem isto de pequeninos nunca mais se irão esquecer.
No seguimento da mesma parceria entre a União de Freguesias e a Minga esta passou a partir da semana de 9 de Abril de 2018 a fornecer também à Cantina Central.
Constança Vaz Pinto
Webinar ‘Como transitar para um modelo de economia circular?’
Mundo Minga
Da Minga ao Movimento Cooperativo | De Montemor-o-Novo ao Mundo